Itapecerica da Serra recebe 1º cinema solar do Brasil nesta terça, dia 29
A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do projeto Cinesolar, que chega a Itapecerica da Serra nesta terça-feira, dia 29, com atividades gratuitas para a população e patrocínio da Votorantim Cimentos. A programação tem uma oficina com alunos da Escola Municipal Padre Belchior de Pontes e, na Praça da Matriz, a partir das 18 horas, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o longa “Mogli: O Menino Lobo”. A entrada é gratuita.
Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. Funciona dentro de uma van equipada com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica, que também carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.
O projeto promove arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, na cidade de Itapecerica da Serra o projeto contempla a Oficinema Solar – uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local.
Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança adotados nos municípios. O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Votorantim Cimentos e apoio da Prefeitura de Itapecerica da Serra, e é realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.
Programação:
Sessão Cinema
Data: terça-feira (29/03)
Horários: 18h – Sessão Curtas / 19h – ‘Mogli: O Menino Lobo’
Entrada: gratuita
Local: Praça da Matriz – Largo da Praça da Matriz – Centro – Itapecerica da Serra
Em caso de chuva: Quadra da Prefeitura – Av. Eduardo Roberto Daher, 1135 – Parque Paraíso
Sinopses dos filmes:
‘Açaí’ – Direção: André Cantuária – Brasil, 18min, Ficção. Livre
Sinopse: O curta “Açaí” conta a saga de Dionlenon, um homem de 30 anos que está acostumado com a vida que leva ao lado da mãe, com quem mora numa periferia de Macapá. Ele sai em busca de dois litros de açaí para almoçar, mas não conta com uma viagem tão distante assim.
‘Vento Viajante’ – Direção: Alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí/CE – Brasil 6min, Animação/Infantil. Livre
Sinopse: Um dia o vento decidiu viajar para o nordeste. Pelo caminho ele fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades.
‘Plantae’ – Direção: Guilherme Gehr – Brasil, 10´25, Animação. Livre
Sinopse: Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.
‘O Gigante’ – Direção: Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida – Portugal, 10 min, Animação. Livre
Sinopse: “De todas as histórias que meu pai me contou, a que nunca esqueci foi a do rei que sempre carregou uma princesa dentro de seu coração …”
‘Procura-se’ – Direção: Iberê Carvalho – Brasil, 10min – Ficção
Sinopse: O filme conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu. Camile é uma menina de 10 anos, muito corajosa e rica, que ao perder Bolinha, foge de casa em busca do cãozinho, iniciando uma aventura cheia de descobertas, perigos e novas amizades; Didi tem a mesma idade de Camile, é pobre e vende chicletes para ajudar em casa. Ela descobre que existe uma boa recompensa pela devolução do cachorro que seu pai encontrara e dera de presente para seu irmão Gugu. Ela decide devolver o animal, mas Gugu não aceita a ideia de perder seu novo amigo, agora batizado de Panela.
‘Mogli – O Menino Lobo’ – Duração: 1h51 – Gênero: Aventura/Fantasia – Diretor: Jon Favreau – País: EUA
Sinopse: A trama gira em torno do jovem Mogli, garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera, sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan, que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.
Sobre o Cinesolar:
Lançado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.
Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.
O Cinesolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, baterias Heliar e Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).
Sobre a Votorantim Cimentos:
A Votorantim Cimentos está presente no município de Itapecerica da Serra desde a década de 1950, produzindo pedras britadas e contribuindo significativamente para o setor da Construção Civil e o desenvolvimento econômico e social da região, com matérias-primas à base de granito, minério adequado e de alta qualidade, utilizado para o asfaltamento de ruas e estradas e a construção de casas, escolas, hospitais e prédios das cidades próximas e região. Atualmente, a Unidade Itapecerica da Serra produz mensalmente cerca de 125 mil toneladas de brita. Em 2019 a Unidade conquistou o Selo Verde “Empresa Ambientalmente Sustentável” da Prefeitura Municipal. O selo, criado por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Itapecerica da Serra, valoriza as empresas que utilizam práticas produtivas e de gestão com responsabilidade socioambiental.