Itapecerica da Serra tem o maior índice de isolamento social do Estado
O Portal UOL divulgou nesta segunda-feira, dia 13, um levantamento feito pelo Governo do Estado com o índice de isolamento social em São Paulo. A cidade que lidera o ranking é Itapecerica da Serra, que mantém 76% dos moradores dentro de casa. Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP)
A média no Estado de São Paulo foi de 59% neste domingo (12). De acordo com o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o médico infectologista David Uip, a adesão ideal para controlar a disseminação da COVID-19 é de 70%. Se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população.
Taboão da Serra melhorou muito no ranking nos últimos dias. Na quinta-feira, dia 8, a cidade registrou 48% de isolamento social. Após medidas da prefeitura, aumento da fiscalização e a conscientização da população, nesta segunda, 12, o percentual chegou a 60%, ficando entre as principais cidades (com mais de 200 mil habitantes) que mais estão seguindo as recomendações das autoridades de saúde.
Embu das Artes, outra cidade da região que registra um grande número de casos, também conseguiu melhorar o isolamento social, passando para 63% nesta segunda, contra 48% registrado na quinta-feira passada.
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.
As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.