Itapecerica: Jorge Costa busca recursos para desenvolvimento econômico da região
O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, se reuniu nesta quarta-feira, dia 21, com o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurício Juvenal, e levou uma série de reivindicações e buscou recursos e caminhos para alavancar a economia do município e região.
Jorge Costa é presidente do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo – Consulti, representou no encontro mais sete municípios: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Entre as principais solicitações estavam a adesão ao Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios – PATEM e o apoio na instalação do Porto Seco na linha férrea da região da Aldeinha; entre outros pedidos, na área do turismo e do meio ambiente.
“É meu quarto mandato como prefeito, sei como as coisas funcionam, é preciso articular, cobrar e fazer alianças para a obtenção de recursos. É somar para chegar ao objetivo, assim faremos as coisas andarem”, disse o prefeito Jorge Costa.
Maurício Juvenal deu boas notícias aos municípios, disse que a adesão ao PATEM tem tramitado com sucesso após o prefeito Jorge Costa ter feito a solicitação em dezembro e abriu as portas de outros setores que auxiliarão no desenvolvimento econômico da região.
“O acesso ao PATEM tem caminhado e logo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França, deve fazer o anúncio. São mais de meio milhão de reais com 90% de chance de contemplação”, contou Juvenal.
O chefe de gabinete sinalizou também apoio, à Itapecerica da Serra e região, em demandas com mais dois programas, são eles:
Investe São Paulo – A agência tem como missão desenvolver o Estado de São Paulo por meio da promoção de investimentos, aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.
Para isso, atua como porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou investir na expansão dos seus empreendimentos em solo paulista. E fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar o melhor local para o sucesso dos seus negócios.
Programa de Incentivo a Arranjos Produtivos Locais (APLs) – atua estrategicamente para promover o crescimento econômico de forma homogênea, garantindo a redução das desigualdades e potencializando as vocações regionais, auxiliando inclusive no acesso a recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Maurício Juvenal indicou ainda projetos para compensação financeira para áreas inseridas em mananciais, através de comitês formadas por secretaria estaduais, e a adesão ao MIT (Municípios de Interesse Turístico), que destina investimento em obras e ações destinadas exclusivamente ao setor de turismo.
Participaram ainda da reunião o vice-prefeito de Itapecerica da Serra, Professor Paulinho Pereira, a assessora técnica da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos (Casa Civil), Brigida Sacramento Carvalho dos Santos; os coordenadores das Câmaras Técnicas do Consulti, José Batista (Mineração), Ivo Farias (Desenvolvimento Econômico), José Roberto Terassi (Meio Ambiente) e o presidente Associação Comercial e Industrial de Embu das Artes, Hillmann Albrech.