Itapecerica realiza audiência pública do Plano de Desenvolvimento Integrado
A Prefeitura de Itapecerica da Serra realizou no auditório do Complexo Administrativo a 7ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Foi colocado em pauta a apresentação e metodologia do Caderno Preliminar de Propostas, dando destaques para a orientação, propostas, esclarecimentos e contribuições recebidas através da plataforma digital e das audiências públicas.
Os temas tratados pelos membros da comissão envolveram o interesse comum dos munícipes e foram destacados em Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial; Habitação e Vulnerabilidade Social; Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos; Mobilidade, Transporte e Logística; Ordenamento Territorial; Instrumentos de Gestão, Implementação e Acompanhamento do Plano. As questões territoriais de Macrozoneamento foram as que tiveram maior destaque.
A mesa de trabalho foi composta pelo prefeito Jorge Costa; Brígida Sacramento, representante do Governo do Estado; vereador Ramon Corsini, representando o Poder Legislativo; Roberto Ruche, Analista de Desenvolvimento Urbano; Marcelo Motta, membro da comissão Técnica do PDUI representando a Região Sudeste; e Roberto Terassi, representante da sociedade civil. Também marcaram presença no debate os secretários de Itapecerica de Turismo, Heleno Antônio de Menezes; Inclusão e Desenvolvimento Social, Helena Rol; Administração, Cecília Szaz; Cultura, Luiz Farias; Planejamento e Meio Ambiente, Fabio Cravo Roxo; superintendente de Saúde, Michele de Sales; além de representantes dos municípios de Embu das Artes e Embu-Guaçu.
“Fico muito feliz com a evolução de nossos encontros e em ver tantas pessoas preocupadas com nossa região. São com essas discussões que conseguimos realizar aos poucos tudo aquilo que a cidade tanto precisa”, destacou o prefeito Jorge Costa.
O PDUI é um instrumento legal de planejamento, que estabelece diretrizes para orientar o desenvolvimento urbano e regional. Determina as bases de atuação conjunta entre os estados e municípios. A aprovação do PDUI e sua adequação aos Planos Diretores Municipais será a principal referência para a alocação dos recursos orçamentários do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano do Governo do Estado.
Para mais informações quanto a assuntos debatidos, ações já realizadas e sobre os próximos passos do Plano, basta acompanhar a página do PDUI no Facebook e o portal digital https://www.pdui.sp.gov.br/rmsp