Itaú Cultural Play estreia mostra dedicada aos professores nesta sexta-feira
A família Dionti
Na sexta-feira, a plataforma de streaming do Itaú Cultural acrescenta a seu catálogo 10 títulos exibidos no Clube do Professor, uma iniciativa que há 20 anos leva o audiovisual brasileiro para professores, em sessões de cinema. Entre documentários e ficções, a seleção destaca a realidade brasileira e seus problemas.
A partir da próxima sexta-feira, dia 20, a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play – www.itauculturalplay.com.br – inaugura em seu catálogo a mostra Bom dia, Professor, mais uma programação assinada pela curadoria do Espaço Itaú de Cinema. Com destaque para as ficções Café com canela (2017), Depois da chuva (2013), Ferrugem (2017) e A família Dionti (2015), a mostra recupera parte dos filmes exibidos ao longo do projeto, entre documentários e ficções voltados ao debate sobre a realidade brasileira e seus problemas.
Com acesso gratuito, a plataforma de streaming de cinema brasileiro é acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.
Café com canela marca a estreia de Ary Rosa e Glenda Nicácio no cinema, dois realizadores negros que colocaram o Recôncavo Baiano no mapa audiovisual brasileiro. A história acompanha Margarida, uma professora que depois de perder seu filho e se separar do marido, se distancia do mundo, entoando um luto duradouro.
Premiado no Festival de Brasília, o filme valoriza os saberes populares, a cultura afrodescendente e a comida, como um ponto sagrado de encontros e afetividades.
Já o filme Depois da chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes, é considerado um dos melhores filmes brasileiros da última década. Também premiado no Festival de Brasília, a obra da dupla de diretores baianos constrói uma narrativa que vai além do mero retrato de dramas típicos da adolescência, buscando entender de maneira mais profunda o período das Diretas Já e sua grande esperança democrática para os jovens.
A família Dionti, do diretor Alan Minas, retrata de forma delicada e fantasiosa o tema universal do primeiro amor, na contramão das histórias urbanas e do registro realista. Também premiada no Festival de Brasília, é uma obra incomum no cinema brasileiro.
Na trama, muitas histórias estão por trás da história. Nela, Josué sonha com a volta da esposa a cada chuva, enquanto cria sozinho os dois filhos: Serino, que chora grãos de areia, e Kelton, que se derrete de amor com a chegada de Sofia, uma garota de circo, e que tem medo de ter o mesmo destino da sua mãe, que se apaixonou, evaporou e desapareceu.
Já Ferrugem, de Aly Muritiba, se destaca pela forma nada convencional com que conduz uma história de bullying entre adolescentes. O filme acompanha uma jovem que costuma compartilhar vídeos, músicas, fotos e seu cotidiano nas redes sociais. Após perder seu celular, ela passa a ser vítima de uma criminosa exposição de detalhes da sua vida privada. A obra foi premiada no Festival de Gramado.
A seleção conta ainda com 5 vezes Chico – O velho e sua gente, uma jornada afetiva pelas águas, paisagens e cultura do rio São Francisco, um dos mais importantes do país. A obra documental é dirigida por Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes.
Outros filmes que passam a integrar o catálogo da plataforma são os documentários Do pó da terra (2016), de Maurício Nahas, Eleições (2018), da cineasta Alice Riff, Meu nome é Daniel (2018), de Daniel Gonçalves, além dos recém-lançados Chão (2021), da de Camila Freitas, e A quem interessa a ignorância (2021), de Alexandre Carvalho
Todas as sinopses e fichas-técnicas estão disponíveis no arquivo atachado.
A Itaú Cultural Play
Lançada em 19 de junho de 2021, dia da celebração do cinema brasileiro, a Itaú Cultural Play é uma plataforma de streaming gratuita que oferece produções audiovisuais de todos os estados brasileiros, inclusive com mostras especiais com curadorias de coletivos de jovens das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Hoje, com mais de 300 produções audiovisuais, a Itaú Cultural Play apresenta curadorias como Animações infantil e adulta, Documentários, Curtas-metragens, Autorias Indígenas e Negras e Musicais.
Serviço
Itaú Cultural Play – novos lançamentos
Sexta-feira, dia 20 de maio de 2022
Em www.itauculturalplay.com.br
Mostra bom dia, professor
5 vezes Chico – O velho e sua gente
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 10 anos (Violência e drogas lícitas)
A quem interessa a ignorância?
Duração: 76 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (Violência)
Chão
Duração 112 minutos
Classificação indicativa: 10 anos (Drogas lícitas)
Meu nome é Daniel
Duração: 83 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (Drogas, linguagem imprópria, temas sensíveis)
Eleições
De Alice Riff
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 12 anos (Linguagem imprópria)
Ferrugem
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos (Violência)
A família Dionti
Duração: 96 minutos
Classificação indicativa: livre
Depois da chuva
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: 16 anos (Drogas e violência)
Do pó da terra
Duração: 79 minutos
Classificação indicativa: livre
Café com canela
Duração: 100 minutos
Classificação indicativa: 14 anos (Drogas e linguagem imprópria)