Itaú Cultural recebe a temporada em São Paulo do musical Leci Brandão – na palma da mão
O espetáculo dedicado à trajetória da cantora e compositora chega à capital paulista para uma curta temporada gratuita no IC
Itaú Cultural recebe o musical Leci Brandão – Na Palma da Mão, de 3 a 6 de agosto
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
De quinta-feira até domingo, dias 3 a 6 de agosto, o Itaú Cultural apresenta a temporada de estreia em São Paulo do musical Leci Brandão – Na Palma da Mão, espetáculo que reverencia a vida e a obra da cantora e compositora que lhe dá nome.
A história desta mulher à frente de seu tempo e uma das grandes referências da música brasileira, pioneira em momentos diversos de um caminho de quase meio século de carreira, é contada a partir da sua relação com Dona Lecy, sua mãe, que morreu em 2019, aos 96 anos. A direção é de Luiz Antonio Pilar e o texto é assinado pelo jornalista e escritor Leonardo Bruno. As atrizes e cantoras Tay O’Hanna e Verônica Bonfim interpretam, respectivamente, a filha e a mãe.
Toda a programação do Itaú Cultural é gratuita. Os ingressos são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação, e devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).
Sem linha cronológica, a peça é guiada pelo olhar de Dona Lecy, maior referência da vida de Leci. Segundo o diretor, são reminiscências da artista, interpretadas em cena ora por mãe, ora pela filha, e com olhares ainda maiores voltados à ancestralidade. “A ideia foi construir um espetáculo cujo arcabouço mostrasse toda a tradição familiar e religiosa, o respeito e a educação de uma família preta, que a Leci traz”, resume o diretor.
Tay e Verônica são acompanhadas no palco pelo ator Sérgio Kauffmann. Ele representa diversos personagens masculinos presentes na vida da cantora. Um deles, por exemplo, é o líder comunitário Zé do Caroço, inspiração de uma de suas músicas mais famosas. Outros são Cartola, Antonio Francisco da Silva, pai de Leci, e Flávio Cavalcanti. As canções são interpretadas ao vivo, ao lado dos músicos Matheus Camará (violão, clarinete e agogô), Rodrigo Pirikito (violão, cavaquinho e xequerê) e Thainara Castro e Pedro Ivo (percussão), sob direção musical de Arifan Junior.
Grande parte dos 17 números do espetáculo é composta por canções da própria Leci,
como A filha da Dona Lecy, Ombro amigo, Gente negra e Preferência. A trilha sonora também incorpora momentos do início da carreira da compositora desconhecidos do grande público. Tema do amor de você, de 1964, por exemplo, foi a sua primeira composição. Escrita após uma desilusão amorosa permanecia inédita. Por sua vez, a cantora apresentou Não falo de guerra, nem falo de morte, escrita em 1968, no programa de Flávio Cavalcanti, sua primeira aparição pública. A letra desta música permaneceu, mas a melodia se perdeu. Na montagem do musical, a canção ganhou novo ritmo pelas mãos de Verônica.
A outra parte é formada por músicas significativas na trajetória da artista, como Corra e olhe o céu, de Cartola, e o samba-enredo da Mangueira História pra ninar gente grande, campeão de 2019.
Serviço
Musical Leci Brandão – Na Palma da Mão
com texto do jornalista e escritor Leonardo Bruno.
Quando: De quinta a domingo, dias 3 a 6 de agosto
Quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo e feriados, às 19h.
Duração: 85 minutos
Onde: Sala Itaú Cultural (Piso Térreo). Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: 12 anos [violência, estigma, preconceito]
Entrada gratuita. Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br