Itaú Cultural recebe as cantoras Rachel Reis e Rita Benneditto para quatro shows gratuitos
Os shows acontecem entre os dias 11 a 14 de maio, na Sala Itaú Cultural
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A programação de shows do Itaú Cultural em maio segue com a cantora baiana Rachel Reis e a maranhense Rita Benneditto. Cada uma realiza duas apresentações. A primeira nos dias 11 e 12 (quinta-feira e sexta-feira, às 20h). A segunda, ao lado de Jaime Além – que foi maestro de Maria Bethânia e com quem Rita lançou seu mais recente álbum –, em 13 e 14 (sábado, às 20h, e domingo, às 19h). Os espetáculos são acompanhados por traduções simultâneas em libras. Os ingressos já podem ser reservados gratuitamente pela plataforma INTI.
Rachel Reis apresenta o show de seu mais recente lançamento, o álbum Meu Esquema. Ela estará acompanhada por Ana Beatriz Conceição, na percussão, Tomaz Costa, no baixo, e Guilherme Assis, na guitarra. Para o repertório a cantora selecionou músicas de sua autoria, como 20h, Brasa, Desatei, Sossego, Lovezinho, Me veja, Ventilador, Motinha, Chanel, Não venha pela metade, Crazy, Flerte, Saudade, Som, Serenidade, Pelo, Bota pagodão ponto net, Amor sem barreira, Maresia, Garota de Salvador, Consolação.
Entre as músicas em que ela faz cover tem Você não entende nada e Tigresa, de Caetano Veloso, Ando meio desligado, dos Mutantes, Tropicana, de Alceu Valença, Deusa do Amor, de Adailton Alves e Valter Farias e Você me vira a cabeça, de Paulo Sérgio Valle, imortalizada na voz de Alcione.
O som de Rachel Reis, indicada como revelação do Prêmio Multishow, é pop, tropical, cheio de suingue e com letras que falam de amor. Ela vem conquistando o Brasil desde que apresentou seus primeiros singles e o EP Encosta, de 2021. Meu esquema é seu primeiro álbum completo. O disco foi produzido por Barro e Guilherme Assis e tem 12 faixas escritas por ela própria e com participação especial da cantora Céu.
Rita e Jaime
No fim de semana, o palco é do show do álbum Rita Benneditto convida Jaime Além, recém-lançado nas plataformas digitais e apresentado em São Paulo pela primeira vez. Ele é marcado pela riqueza do encontro da voz da cantora com os timbres dos instrumentos de corda do maestro.
O repertório é composto por Credo, As asas, O sal da terra, Se não existisse o sol, Meu lugar, No tempo dos quintais, O que fomos nós, Feliz com meu bem, Canto de luz, Tem quem queira, Impossível acreditar, Foi Deus que fez você, Rosa de Hiroshima, Super homem, O conforto dos teus braços e Deixa a gira girar.
Essa parceria remonta a mais de uma década. Em 2008, ele foi convidado para ser o diretor musical do show Três Meninas do Brasil, que reunia a maranhense, Jussara Silveira e Teresa Cristina. O projeto foi gravado, virou CD e DVD, mas Rita tinha o desejo de dar prosseguimento à sua conversa com o maestro. A ideia ficou adormecida por um tempo, até ela o convidou a montar um show com ela.
Conhecida por trabalhos enérgicos e dançantes como Tecnomacumba e Samba de Benneditto, desta vez Rita queria mostrar uma face acústica, delicada, com canções que ainda não havia gravado. Juntos, Rita Benneditto e Jaime Além pensaram o repertório e a sonoridade do trabalho a partir das cordas como uma grande metáfora. Ela se refere tanto às cordas vocais, as cordas dos instrumentos do maestro, quanto às cordas do coração. Aquelas pelas quais, em sentido figurado, passam os sentimentos de amor, amizade, solidão e saudade, somados à ideia de pertencimento.
Serviço
Rachel Reis
Dias 11 e 12 de maio (quinta-feira e sexta-feira, às 20h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis pela INTI
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Classificação: livre
Rita Benneditto e Jaime Além
Dias 13 e 14 de maio (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis pela INTI
Capacidade: 224 lugares
Entrada gratuita
Classificação: livre