Jingle de Evilásio marcou época na política de Taboão da Serra
Dr. Evilásio e sua vice, Márcia Regina, durante campanha em 2004 quando o jingle fez história em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Não existe um morador de Taboão da Serra nas décadas de 90 e 2000 que não reconheça de longe os primeiros acordes do jingle do ex-prefeito Evilásio Farias. Nas eleições de 1992, 1996, 2000, 2004 e 2008, os carros de som que circulavam em grande quantidade pela cidade distribuíam a mensagem quase subliminar do então candidato.
Era o carro passando e a criançada cantando. Evilásio ganhou força política e reconhecimento do seu nome com versos simples, mas que agradava aos ouvidos dos taboanenses. A política era uma outra época, com muros pintados e o convencimento do eleitor olho no olho, sem as redes sociais de hoje em dia.
Em entrevista ao Portal O Taboanense em 2004, Evilásio disse que o jingle era uma forma de se comunicar com os eleitores. “Fizemos sem pretensão, mas a população aprovou e uso ele até hoje, é uma das minhas marcas registradas”.
Maruzan Corado, um dos principais assessores de Evilásio, conta que a concepção do jingle era ressaltar as bandeiras do seu mandato, ainda como vereador. “A ideia do jingle simbolizava as lutas dele, contra corrpução, luta dele como parlamentar, fiscalizador, exercer o papel efetivo do vereador, já que ele foi autor de diversas leis de transparência. Eu mesmo redigi muitas dessas leis, como colocar o gasto com publicidade”.
A primeira vez que Evilásio usou o jingle foi na sua reeleição para vereador. “Acredito que o jingle foi feito em 1992, depois repetiu em 1996, sempre ressaltando essas bandeiras do mandato”, lembra Maruzan.
O assessor relembra ainda a força do jingle com a criançada. “O mais importante da história desse jingle é que as crianças passavam cantando, ‘Dr. Evilásio o voto inteligente’. E ele passou a usar esse jingle em todas as campanhas, menos em 2008, que era sua reeleição, mas voltou a usar depois pela sua simbologia, tinham várias adequações, a cada eleição”.
Maruzan afirma que o sucesso foi um das marcas do ex-prefeito. “Sem sombra de dúvidas, nenhum jingle na história de Taboão da Serra ficou na memória das pessoas,como esse. É uma coisa marcante, e deixava ele muito feliz. Vinham pessoas oferecendo novos jingles, mas ele manteve e usou sempre o do ‘Dr. Evilásio, o voto inteligente’, porque fazia parte da sua história política”.
“Passaram todas as campanhas de sua longínqua carreira política, e algumas pessoas diziam que era chato, que era chiclete, mas aí é que estava o poder o jingle, que só pega se as crianças cantarem e esse todas cantavam”, afirma Maruzan.
Jingle Dr. Evilásio, o voto inteligente
A corrupção não vai ter vez
Dr. Evilásio novamente com vocês
Pra continuar a luta
Todos na disputa pra confirmação
Vamos, Taboão tocar pra frente
Dr. Evilásio, o voto inteligente
Dr. Evilásio, o voto inteligente
A corrupção não vai ter vez
Dr. Evilásio novamente com vocês
Pra continuar a luta
Todos na disputa pra confirmação
Vamos, Taboão tocar pra frente
Dr. Evilásio, o voto inteligente
Dr. Evilásio, o voto inteligente