Joel de Xangô assumirá como adjunto na secretaria de cultura de Taboão da Serra

Joel de Xangô que deve assumir cargo importante na secretaria de cultura de Taboão da Serra
Um dos fundadores do Taboafro, o pai Joel de Xangô, irá assumir o cargo de secretário adjunto da pasta de cultura em Taboão da Serra. A informação foi confirmada por integrantes do governo, mas a nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial.
O cargo estava vago desde o início do governo Aprígio. Em janeiro, apenas o titular da pasta, Binho da Saúde, havia assumido o cargo. Em meio as restrições impostas pela pandemia, as atividades da secretaria de cultura estão tímidas e apenas de forma on-line, o que dificulta a implantação de um planejamento na área.
Joel de Xango é um ativista das religiões de matizes africana, além de defender a causa GLBT em toda a região. Foi um dos principais nomes que articularam a Taboafro, feira cultural que valorizava as raízes negras e juntava apresentações e buscava fortalecer expressões artísticas.
No dia 26 de outubro, representantes do Taboafro foram recebidos pelo prefeito Aprígio, pelo vice, Buscarini e vereadores no gabinete. Em sua página eles publicaram “A pauta foi sobre políticas públicas e igualdade racial, muito produtiva. Sendo assim gostaríamos de agradecer a todos envolvidos e dizer que somos resistência e estamos ai em prol da população Taboanense”.
A reportagem do Portal O Taboanense tentou contato com Joel de Xangô e com o secretário de Cultura, Binho, mas não obteve retorno. O espaço está aberto para que ambos possam se pronunciar sobre o assunto.