Joilson Guespires, secretário de cultura de Taboão da Serra, será exonerado do cargo
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Publicado no Blog do Toledo
Mais uma mudança no secretariado de Taboão da Serra. O secretário de cultura, Joilson Guespires, que assumiu a pasta em abril, será exonerado nas próximas horas. Apesar da informação ter sido confirmada pelo alto escalão do governo Aprígio, os motivos do desligamento ainda são nebulosos.
Segundo pessoas ouvidas pela reportagem do Portal O Taboanense, que pediram anonimato, a decisão é uma retaliação a candidata a vereadora Najara Costa, que indicou Joilson para a pasta, mas que vem fazendo uma campanha onde praticamente “esconde” que faz parte da coligação de Aprígio.
Joilson Guespires ganhou a confiança e o apreço de boa parte do alto escalão de Aprígio, apesar da sua exoneração, ele deve coordenar parte da campanha, mas não fará mais parte, por enquanto, da secretaria de cultura de Taboão da Serra. No calor da decisão, ainda não existe nenhum nome confirmado para substituí-lo.
A reportagem do Portal O Taboanense tentou contato com o secretário de administração, Junior Eckstein, que não retornou as ligações. Joilson Guespires também não atendeu ao jornalista.
Já Najara Costa, candidata a vereadora pelo PCdoB em Taboão da Serra, retornou as ligações e disse: “Não recebi nenhum comunicado oficial e por isso não há o que declarar. Perseguição eu sofro diariamente nessa cidade pelas causas que defendo”, se limitou a responder.
Essa é a terceira mudança no secretariado de Aprígio desde o início do processo eleitoral. A primeira mudança foi na Educação, quando Dirce Takano deixou a pasta para que o professor Ricardo Ribeiro assumisse o cargo. A decisão foi cacifada pelo deputado estadual Eduardo Nóbrega, que é vice na chapa de Aprígio.
No sábado, dia 31, o Portal O Taboanense informou com exclusividade que a secretaria de segurança pública, Michele Santana, deixaria o cargo. Apesar do anúncio oficial do seu desligamento não ter sido informado pelo governo, a decisão está tomada e não existe, pelo menos até agora, possibilidade de ser revertida.