Jopec forma mais 180 jovens em Taboão da Serra
Mais de 400 pessoas estiveram no Cemur, no último dia 7, para prestigiar a formatura da 4ª turma do programa Jovens pelo Exercício da Cidadania (Jopec). Entusiasmados, os 180 formandos prestaram homenagens às autoridades presentes, entre elas, o prefeito Evilásio e a vice-prefeito professora Márcia Regina.
Em seu discurso, o prefeito Evilásio fez questão de parabenizar os alunos. “Vocês já são vencedores por fazer parte deste programa. È uma oportunidade única e que souberam aproveitar. Agora todos vocês estão aptos a concorrer a uma vaga no mercado de trabalho e tem que continuar estudando para aperfeiçoar seus conhecimentos”, disse.
Para o coordenador do programa, Carlos Alberto de Moraes a formatura da 4ª turma é a confirmação do sucesso do Jopec. “Nosso programa passou por mudanças e agora se consolidou como um diferencial da cidade. Não formamos só jovens para exercerem uma profissão, formamos cidadãos para a vida toda”.
Durante um ano, os jovens realizaram estágio em diversas áreas da prefeitura durante seis horas com uma hora de almoço e duas horas para atividades sócio-educativas. Entre as atividades desenvolvidas, estão aulas de língua portuguesa, matemática, psicologia, sociologia, educação física, tecnologia da informação, telemarketing e relações humanas. As aulas acontecem diariamente na Faculdade Anhanguera-FTS, que junto com o Instituto Vivarte, responsável pela administração dos recursos do projeto, são parceiros da prefeitura nesse programa.
Inscrições abertas
Para quem deseja participar da próxima turma do Jopec, as inscrições estão abertas. São 200 vagas para jovens de 18 a 20 anos, moradores da cidade e com renda familiar de até três salários mínimos. As inscrições devem ser feitas pelo site da prefeitura www.taboaodaserra.sp.gov.br até o dia 10 de janeiro.
Os candidatos passarão por entrevista e se selecionados realizarão atividades 40 horas semanais e terão direito a uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 350. Para se inscrever é necessário que o jovem tenha concluído o ensino médio ou que esteja matriculado na rede de ensino regular, além de apresentar documentos de identidade e CPF e no caso dos homens, carteira de reservista do serviço militar.
Da Assessoria de imprensa da Prefeitura