Jorge Costa diz em coletiva que contas da prefeitura “foram colocadas em ordem”
Se a proposta do prefeito for aceita pelo Legislativo, o projeto passa a vigorar ainda este mês de março
Por Matheus Herbert, da Gazeta de S. Paulo
O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa (PTB), anunciou na manhã de hoje (20) um balanço de sua gestão durante este ano. Costa ressaltou que apesar da arrecadação ter caído cerca de 15% este ano, 3% a mais do que em 2017 a prefeitura conseguiu retomar algumas obras que estavam paradas, colocar as contas em dia, investir mais de R$ 3 milhões em reformas nas 12 unidades de saúde e também intensificar o recolhimento de entulhos em Itapecerica, um dos principais desafios das antigas gestões.
“Com a queda na arrecadação, todos os investimentos em uma cidade ficam travados e isso é muito complicado. Aqui em Itapecerica da Serra temos obras que foram iniciadas e ainda não foram concluídas, tudo pelo congelamento dos investimentos sejam da esfera estadual ou da esfera federal. Nos últimos dois anos, os repasses federais ficaram travados, algo que não acontecia há anos. Mas, acredito que com o novo governo essa situação pode melhorar, até porque é uma novidade, independentemente de partido”, disse Jorge Costa logo no início da coletiva.
Duas obras que estão travadas e que os moradores de Itapecerica da Serra aguardam há pelo menos dois anos é a reforma geral do estádio municipal, um dos cartões postais do município e a conclusão da creche Tipo 1 – Hikari Kurachi no bairro Potuverá. A unidade de ensino atenderá 396 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) e 188 crianças em período integral.
O chefe do executivo disse que as obras estão no cronograma da administração e serão entregues. “O estádio municipal ainda não temos uma data para a conclusão dos serviços, já que o terreno era muito antigo, não pertencia a prefeitura e tivemos que correr atrás de toda a documentação para que as obras fossem iniciadas, algo que conseguimos agora. A verba já temos também. Em relação às obras da creche, os serviços estão em fase final e vamos entregar no próximo ano, ainda sem uma data”, completou o prefeito.
Balanço
Jorge Costa também ressaltou que neste ano a cidade de Itapecerica atingiu nota 6.3 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando a meta 2017 de 6.0 projetada pelo Ministério da Educação (MEC). As conquistas dos alunos das escolas municipais refletem, no gráfico divulgado pelo INEP, um salto de 5.8 em 2015 para 6.3 em 2017.
Além do avanço na educação, a prefeitura formou 20 novos integrantes da guarda civil, inaugurou a nova sede do Fundo Social da Solidariedade, retomou as obras da Praça dos Esportes e da Cultura que estavam paradas desde o ano de 2012 e também uma série de cursos profissionalizantes como o de Engenharia da Computação e Engenharia de Produção.
*Com informações de Karen Santiago, do Click Regional