Jorge Costa é hostilizado por funcionários públicos e diz que irá parcelar dissídio
Prefeito Jorge Costa irá assinar o convênio no sábado, dia 12, no giinásio de esportes
O prefeito Jorge Costa está em pé de guerra com parte do funcionalismo público de Itapecerica da Serra. Na última quarta-feira, dia 21, uma reunião para acertar o dissídio do funcionalismo municipal. Em reunião com parte dos servidores, no Ginásio Municipal, Jorge Costa propôs dividir o dissídio de 2017 (4,57%) em cinco parcelas, que começam em fevereiro. Um projeto que tramita na Câmara Municipal prevê o reajuste do dissídio de 2018 em 6,25%.
Na manhã desta quinta-feira, dia 22, durante uma manifestação do sindicato em frente a prefeitura, Jorge Costa foi hostilizado por servidores e atacou o sindicalista Adalberto, da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo (Fesspmesp). O prefeito subiu no caminhão de som e pediu pra usar a palavra. Visivelmente nervoso, conversou pouco com os manifestantes e foi vaiado várias vezes.
“O que eu disse ontem, é o que dá pra pagar. Eu sei que vocês queriam outras coisas. Eu estava chegando aqui agora e ouvindo um monte de besteira em cima desse caminhão. Eu não posso ouvir que ‘você está contratando isso, está contratando aquilo’, você [Adalberto] não sabe de porra nenhuma, meu irmão”.
Jorge Costa continuou: “Sabe o que eu não entendo? É que se eu tô pagando, porque tá tendo essa fulerada aqui hoje?”, questionou. A reclamação dos servidores gira em torno da forma de pagamento, que foi dividido e não paga à vista. “Infelizmente nós não temos os recursos. Quero que entendam isso. Não estou me negando a pagar, só estou pedindo para parcelar em algumas vezes, o que está de errado nisso?”.
Costa criticou dizendo que na manifestação não tinha nem “100 pessoas” no local. “Não adianta ficar meia dúzia de baderneiro… Pessoal, é desse jeito que eu posso pagar. Um bom dia e voltem para seus trabalhos, se vocês quiserem”.
Durante a reunião na quarta-feira, Jorge Costa disse que é preciso responsabilidade na gestão pública para que as contas da prefeitura não comecem no vermelho no próximo ano. “No funcionalismo público nós temos um patrão, que não sou eu. Eu sou o gestor, eleito pelo povo, e nós todos somos servidores dos 170 mil habitantes desse município. Em uma gestão eficiente é preciso olhar não só para os funcionários, como também para toda a população”.
Costa, que está no seu quarto mandato como prefeito de Itapecerica da Serra, enfatizou a necessidade de administrar os gastos públicos com austeridade, criatividade e, principalmente, responsabilidade. “Se eu não conversar com vocês e vocês não conversarem comigo, sozinho eu não vou resolver tudo”, disse ao funcionalismo.
Com informações do jornal Agora é Sério