Jornal O Cidadão completa 40 anos de circulação em Taboão da Serra e região
O jornalista Nilson Latorre, fundador do jornal O Cidadão, que faleceu em 2005
Um dos veículos de imprensa mais antigos da região, o Jornal O Cidadão, fundado pelo jornalista Nilson Latorre em novembro de 1979, completou 40 anos de circulação ininterrupta.
Dentro do jornalismo regional, ainda mais em Taboão da Serra, com diversas dificuldades, esse feito é raro. Em editorial publicado na edição de número 1.746, o jornal relembrou sua trajetória até os dias de hoje. “Queremos dividir com vocês a alegria de chegarmos ao nosso 40º aniversário de existência. Somos o mais antigo veículo de comunicação impresso do município de Taboão da Serra”.
Fundado em 15 de novembro de 1979, em pleno período final do regime militar sob o governo do general João Batista Figueiredo, do governador Paulo Maluf e do prefeito de Taboão da Serra, Armando Andrade, o jornalista Nilson Latorre, um homem apaixonado por jornalismo, juntou todas as suas economias para lançar a primeira edição de O Cidadão.
Passadas quatro décadas, já são quase 2000 edições que atravessaram períodos de enormes transformações políticas e dificuldades no país, mas sem jamais deixar de atrasar uma única edição sendo, no início, quinzenal, mas diante do crescente interesse dos leitores, passou logo a ter periodicidade semanal.
Um dos marcos históricos que ressaltam a importância do Jornal O Cidadão no cenário jornalístico ocorreu nas eleições de 1986 que envolveu a escolha de governadores, senadores e dos deputados federais que seriam os protagonistas da Constituinte de 1988.
Em parceria com a Rede de Rádio e TV Bandeirantes, e contando com uma equipe de 21 jornalistas, o Jornal O Cidadão realizou uma extensa cobertura nas 15 cidades da Grande São Paulo, entre elas Taboão da Serra, Embu, Itapecerica, Cotia, Barueri e Osasco. A apuração de todas as urnas durou alguns dias, período em que os mais respeitados veículos da imprensa como a Rádio Jovem Pan, a TV Record e a Rede Globo buscaram informações com a equipe do Jornal O Cidadão.
O espírito jornalístico e aguerrido do seu fundador encontrou continuidade através de sua esposa, a advogada Marília Latorre, após o seu falecimento repentino em 2005. Sem poder parar para lamentar a perda de seu marido, Dra. Marília assumiu a direção do jornal juntamente com seu filho, o jornalista Clayson Latorre, não permitindo com que houvesse qualquer interrupção no trabalho.
“O que tem possibilitado esta longa jornada até aqui são os atributos que o jornal mantém desde o princípio: levar informação clara sobre os eventos e notícias mais importantes do município, oferecer diversão, dicas práticas, reflexões úteis e serviços de utilidade pública. Além disso, busca-se aproximar o leitor da administração pública apresentando seus projetos, noticiando obras em andamento, mas também denunciando irregularidades e cobrando resultados”, escreveu o Jornal em seu editorial.
Outra característica do O Cidadão é o zelo na busca da verdade, na informação, na qualidade dos textos e na apresentação gráfica. “É assim que a missão tem sido cumprida, e é assim que deverá continuar. Um jornal maduro, mas ainda jovem, que encontra pela frente o desafio de se manter atualizado em sua função de ser os olhos, ouvidos e a voz dos moradores de Taboão da Serra e região”, finalizou o editorial.