Juiz Eleitoral Dr. Gustavo Azevedo Marchi fala sobre o início da votação em Taboão da Serra
Juiz Eleitoral da 416ª ZE de Taboão da Serra, Gustavo Azevedo Marchi
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O Juiz Eleitoral da 416ª ZE de Taboão da Serra, Gustavo Azevedo Marchi, concedeu, há pouco, uma entrevista exclusiva ao Portal O Taboanense, para fazer um balanço sobre as primeiras horas da votação do primeiro turno no município. Neste domingo, dia 6, mais de 212 mil eleitores taboanenses estão indo às urnas para escolher o próximo prefeito e vereadores do município.
Marchi afirmou que até o momento, 11h da manhã, as eleições estão transcorrendo de maneira tranquila. “As notícias que estamos recebendo é que tudo tem transcorrido da melhor forma possível, que era a nossa expectativa, que é justamente, que os eleitores possam se dirigir aí aos locais de votação em paz, em tranquilidade e com harmonia. Que possam exercer aí o direito de voto e também retornar da mesma forma”.
O juiz esclareceu que “é claro que alguns transtornos eventualmente podem ocorrer. Alguns atrasos, mas a gente está preparado e tem trabalhado justamente para evitar e mitigar esses transtornos para que o processo de votação ocorra da melhor forma possível para os eleitores”, falou.
Segundo o juiz Marchi, até o momento foram registradas duas urnas com problemas nas escolas que compreendem a Zona Eleitoral 416, elas foram substituídas e a votação segue sem problemas.
Sobre boca de urna, distribuição de santinhos entre outros atos irregulares, caracterizados como crime eleitoral, o juiz Gustavo Azevedo Marchi afirmou que a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Justiça Eleitoral e Ministério Público estão atentos para coibir esses crimes.
“Estamos preparados. Todo o aparato de segurança da nossa Comarca está direcionado no combate a esses ilícitos, tanto Polícia Militar, a Polícia Civil, a própria Guarda Municipal, e nós aqui da justiça Eleitoral, que encabeçamos todo esse processo estamos atentos no combate a esses ilícitos, assim como também o Ministério Público”.
O juiz relatou que “já temos alguns agentes que estão em diligências na rua justamente no enfrentamento dos crimes eleitorais e das irregularidades no tocante à propaganda eleitoral e compra de votos, boca de urna e o despejo aí de santinhos. Todos esses ilícitos estão sendo apurados e serão dados aí as serão adotadas as providências cabíveis em relação a esses malfeitores”.
Apuração
O juiz Gustavo Azevedo Marchi acredita que entre 20 e 21h deste domingo a cidade de Taboão da Serra já saberá quem será o próximo prefeito ou os dois candidatos que irão para o segundo turno das eleições 2024, bem como os 13 vereadores da cidade.
“A expectativa é que entre 8 e 9 horas da noite a apuração já tenha sido encerrada. mas claro, que isso também pode variar a depender de eventualmente alguma intercorrência que surja. Mas a nossa expectativa é que por volta de 8 e 9 horas da noite a gente já tem o resultado tanto nas eleições majoritárias quanto nas eleições proporcionais”, finalizou o juiz.