Julia Hataka, emancipadora de Taboão da Serra, morre aos 94 anos
Três gerações: Eni, Dona Julia e Vanessa; família Hataka marcou a história de Taboão da Serra
Morreu na manhã deste domingo, dia 22, Julia Hataka, aos 94 anos, uma das mulheres que trabalharam pela emancipação de Taboão da Serra em 1959. Ela estava internada há cerca de um mês e sofreu falência múltipla dos órgãos. O velório acontece nesta segunda-feira, dia 23, a partir das 7h no Cemitério da Saudade. O enterro acontece às 11h no mesmo local.
Julia Hataka era casada com Hosuke Hataka, conhecido como Zé da Farmácia, que morreu em 1991. O casal teve um papel fundamental na emancipação de Taboão da Serra, quando a cidade era ainda um distrito distante de Itapecerica da Serra.
Junto com seu marido, abriu em 1953 a primeira farmácia que atendia os moradores do distrito no Largo do Taboão, quando a BR-116 ainda era de terra batida. Anos depois, a pioneira Farmácia Naira se mudou para a Rua José Soares de Azevedo, na Vila Santa Luzia.
Na época, Taboão da Serra tinha menos de 5 mil habitantes e não havia postos de saúde ou prontos-socorros, muito menos hospitais. Tanto Seu Zé da Farmácia, quando Dona Julia, eram os que prestavam os primeiros socorros para os moradores locais. Hosuke Hataka era o farmacêutico responsável e se transformou no médico da Comarca de Itapecerica da Serra, recebendo inclusive uma condecoração do município pelos seus serviços.
Dona Julia Hataka deixa dois filhos, Hermes e Eni, quatro netos Cristina, Karina, Vanessa e Melissa e uma bisneta, Maria Julia.