Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia e Itapecerica estão entre as cidades mais atingidas por raios, aponta Enel
Enel Distribuição São Paulo registra mais de 13 mil raios de setembro a dezembro de 2023
- Acompanhe as redes sociais do Portal O Taboanense e fique sempre ligado em tudo o que acontece de importante em Taboão da Serra e região. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e no Youtube
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia elétrica que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, contabilizou de setembro a dezembro de 2023 (até o dia 25), por meio do seu Sistema de Monitoramento e Alerta, um total de 13.572 raios em toda a sua área de concessão (24 municípios), entre ocorrências e descargas atmosféricas. O total representa uma queda em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 18.993 raios.
Entre novembro e dezembro de 2023, os municípios mais atingidos foram a capital paulista com 2.946 raios, seguida por Bernardo do Campo (1.081), Juquitiba (910), Santo André (451), Cotia (393), São Lourenço da Serra (269), Ribeirão Pires (228), Itapecerica da Serra (164), entre outros.
No mês de outubro de 2023, foram contabilizados 4.498 raios nos 24 municípios da área de concessão da companhia, um total que representa um aumento expressivo em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 35 raios.
Sistema de Monitoramento e Alerta
Além de chuvas, ventos fortes e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, toda área de concessão da Enel Distribuição São Paulo e, em caso de algum alerta, agir de maneira mais assertiva e rápida.
Esse trabalho é realizado 24 horas por dia, a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para o planejamento e mobilização das equipes minimizando o tempo de restabelecimento em caso de interrupção no fornecimento de energia.
O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas em toda região Metropolitana de São Paulo e antecipa contingências no atendimento de emergência. O programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado.
Cuidados dentro de casa durante a tempestade
– Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
– Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
– Evitar consertos de instalações elétricas;
– Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante a tempestade
– Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
– Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.