Justiça Eleitoral faz perícia em urnas eletrônicas de Embu das Artes
Matheus Herbert
A Justiça Eleitoral vai realizar na manhã desta quarta-feira, dia 24, uma audiência pública de verificação de urnas eletrônicas na sede da 391ª Zona Eleitoral de Embu das Artes, no Jardim Vazame. O objetivo da ação é garantir a segurança dos terminais de votação para o próximo domingo, quando será realizado o 2º turno das eleições.
A verificação das urnas será conduzida pelo juiz Rodrigo de Godoy, do Fórum de Embu, que atua nas eleições neste ano. O procedimento poderá ser acompanhado pelo público, além de fiscais e delegados de partidos e coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O TRE-SP fez a perícia em sua sede no sábado. Técnicos vistoriaram urnas que tinham sido recolhidas por problemas durante o primeiro turno. No Estado, foram usadas 113.319 urnas, das quais apenas 214 foram substituídas, 0,19% do total.
Falha na biometria
Alguns eleitores de Embu das Artes, tiveram problema com a biometria na hora de votar no primeiro turno das eleições, no dia 7 de outubro. Na Escola Estadual Eduardo Vaz, o leitor biométrico não estava funcionando e filas se formaram por causa da demora.
A tecnologia de leitor de digitais é obrigatória em 100 municípios do estado de São Paulo. Em Guarulhos, 150 mil e em Embu 20 mil títulos foram cancelados pela falta do cadastramento da biometria.