Justiça eleitoral realiza teste da integridade das urnas em Taboão da Serra
Justiça eleitoral de Taboão da Serra realiza conferência das urnas para eleições de domingo, dia 2
Com a aproximação das eleições neste domingo, dia 2, a Justiça eleitoral de Taboão da Serra realizou nesta quarta-feira, dia 28, a conferência dos dados constantes das urnas, assim como a verificação e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados em urnas eletrônicas destinadas às seções eleitorais.
A conferência contou com a presença do Juiz eleitoral Rafael Rauch, da Promotora de justiça Eleitoral Maria Júlia Kaial Cury, da imprensa local e de representantes da OAB de Taboão da Serra. Na ocasião foram realizados testes nas urnas eletrônicas que estarão nas seções eleitorais neste domingo.
Os testes reafirmaram a segurança do sistema eleitoral brasileiro referentes ao artigo 86 da Resolução TSE nº23.669/2021 c/c art. 37 da Resolução nº 23.673/2021. A cerimônia de preparação e conferência das urnas para as eleições gerais de 2022 aconteceu no cartório eleitoral, no Pq. Santos Dumont, região central de Taboão da Serra.
O Juiz eleitoral Rafael Rauch disse que foi feito o sorteio de uma urna aleatória para o teste de votação. “Ocorreu tudo nos conformes, estamos agora atentos para a eleição de domingo, com a maior segurança possível, como aconteceu nas eleições presidências passadas, esperamos que essa polarização não atrapalhe”, afirmou para a imprensa regional.
Já a promotora Maria Júlia Kaial Cury alertou para a determinação do TSE que proíbe a utilização de celulares na cabine eleitoral. “A gente espera que no dia da eleição tudo aconteça em harmonia, muita calma e espera que tudo dê certo. Existe uma norma do TSE que determina a proibição do uso do celular na hora da votação”, disse.
O presidente da OAB de Taboão da Serra, Moacir Tertulino, elogiou a transparência da conferência das urnas e disse que espera que tudo ocorra tranquilamente no domingo, dia da eleição. “A OAB cumprindo o que é franqueado a ela na questão da fiscalização da justiça eleitoral, estivemos aqui observando toda a validação, tudo dentro dos conformes. Esperamos que, nesse dia 2, tudo ocorra dentro da normalidade e que a democracia seja avivada”.
Participaram da cerimônia de conferência das urnas o juiz eleitoral de Taboão da Serra Rafael Rauch, a promotora de justiça eleitoral Maria Júlia Kaial Cury, o advogado Robson de Andrade Neves, presidente da Comissão de direito Eleitoral da OAB, o advogado Moacir Tertulino da Silva, Presidente da OAB/Taboão da Serra, o advogado Cesar Augusto Rodrigues Cerdeira, representante do PSDB, Marilea Chaves de Lima Reis, assistente jurídico do Fórum de Taboão da Serra, Manuel Sanchez Portal, chefe de Cartório Eleitoral, Fábio Gomes Pereira, Assistente chefe do Cartório Eleitoral e dos jornalistas Eduardo Toledo, representado o Portal O Taboanense e Allan dos Reis, do Taboão em Foco.