Justiça eleitoral realiza teste da integridade das urnas em Taboão da Serra para o 2º turno
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
Faltam quatro dias para o segundo turno das eleições municipais que acontece no domingo, 27, e como determina a lei, nove urnas foram submetidas ao Teste de Integridade no Cartório Eleitoral de Taboão da Serra, nesta quarta-feira, dia 23. O objetivo do teste é mostrar que o programa da urna registra corretamente o voto dos eleitores. Na análise com biometria, são eleitores voluntários que liberam as urnas com a impressão digital para o procedimento.
Em entrevista ao Portal o Taboanense, o juiz da Zona Eleitoral número 416 aqui de Taboão da Serra, Dr. Gustavo de Azevedo Marques, falou sobre a importância do teste.
Ele informou que as “urnas já estão alimentadas com as cargas, com os dados dos candidatos”, que vão disputar o segundo turno, o atual prefeito Aprígio (Podemos) e engenheiro Daniel (União Brasil).
“No procedimento feito aqui hoje, a sociedade civil é convidada, uma audiência, uma sessão pública aqui de auditoria, em que, por isso a imprensa também foi convidada a estar presente, em que a gente pega na nossa sessão, na nossa zona eleitoral, nove urnas aleatórias de escolas diferentes e fazemos testes de auditoria para verificar se os votos”, disse o juiz.
Dr. Gustavo de Azevedo Marques, ainda esclareceu que “primeiro é impresso a zerésima, comprovando que no início da votação a urna está zerada, não há nenhum voto. E aí a gente faz alguns testes, vota nos candidatos, vota nulo, vota branco, e ao final é impresso o boletim de urna, onde é apontado para quais candidatos foram os votos. Realizando todo o procedimento de auditoria, verificando, comprovando que realmente as urnas estão íntegras e o voto do eleitor efetivamente está sendo contabilizado”.
Após os testes, o próximo passo será transportar no sábado, as urnas para as zonas eleitorais, ou seja, para as escolas. “As urnas ficam lacradas, no sábado, elas começam a ser distribuídas a todas as escolas, onde permanecem até o domingo no início da votação, às oito horas da manhã, sendo até às dezessete horas”, explicou Dr. Gustavo de Azevedo Marques.