Justiça Federal decreta afastamento imediato do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos
Da Gazeta de S. Paulo
A Justiça Federal decretou nesta quinta-feira (12) o afastamento imediato do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB). A ordem da Justiça atende a um pedido da Polícia Federal (PF), que indiciou Santos por lavagem de dinheiro entre 2014 e 2017.
Recentemente, o chefe do Executivo também foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), por fraude em licitações de compra de material escolar e recebimento de propina. O processo aponta uma fraude de R$ 12 milhões.
Em 2016, o Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO de São Paulo- núcleo Capital, com o auxílio da Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, deflagrou a Operação Xibalba.
Na época, Ney Santos tinha acabado de ser eleito prefeito do município, e foi acusado pelo Ministério Público de envolvimento com lavagem de dinheiro em postos de gasolina e ligação com o crime organizado. Além disso, o MP aponta uma possível ligação dele com o tráfico de drogas em Osasco, Embu das Artes, Taboão da Serra, Carapicuíba, Cajamar e São Paulo.
Na tarde desta quinta-feira, a Gazeta procurou a Prefeitura de Embu das Artes, mas até o fechamento desta reportagem a Administração não havia se manifestado.
A reportagem também procurou o Tribunal Regional Federal, mas não obteve retorno. Mais informações no nosso site.