Khan Academy Internacional visita Secretaria de Educação de Taboão da Serra
Devido aos excelentes resultados do programa nas escolas taboanenses, os americanos vieram conferir a utilização da plataforma digital, e também buscar sugestões sobre o que poderiam implantar para melhorar ainda mais o Khan Academy. Equipe também visitou a EMEF Heitor Villa Lobos
Equipe do Khan Academy Internacional visita Secretaria de Educação
A Secretaria de Educação recebeu na quinta-feira, dia 30, membros da equipe da Khan Academy Internacional, dos Estados Unidos, para discutir a plataforma e falar sobre o sucesso dos alunos da rede municipal de ensino em Matemática. Os professores usam a ferramenta como complemento às explicações que são dadas em sala de aula.
“Eles vieram avaliar, surpresos com nossos resultados, com nossos indicadores e também vieram pedir sugestões sobre o que poderiam implantar nessa plataforma do Khan Academy […] Foi uma experiência muito bacana, ficamos muito felizes com o trabalho das nossas escolas. E nós, aqui de Taboão da Serra, dando sugestões para os americanos no ensino de Matemática”, explicou João Medeiros, secretário Educação de Taboão da Serra.
A plataforma foi implantada Taboão da Serra em 2014, nas escolas municipais Anísio Dias dos Reis, Heitor Villa Lobos, Rui Barbosa, Cecília Meireles e Maria Alice Borges Ghion. No ano seguinte entraram as escolas Aracy de Abreu Pestana, Dalva Barbosa Lima Janson, Antônio Fenólio e Vinícius de Moraes. Um dos critérios para usar o programa era ter um laboratório de informática de qualidade e internet.
“Nós começamos o projeto com essa Ong americana, que fica na Califórnia em 2014 […] Nessa plataforma, entre outras coisas, há o ensino de matemática que eles utilizam games. As crianças vão fazendo os exercícios, conforme elas acertam ganham pontos. É uma forma atrativa de a criança ficar ligada no computador aprendendo matemática. Então esse projeto do Khan Academy, faz parte daquele conjunto de ações da Secretaria que deu origem ao Matematicando, Mind Lab, a formação dos professores com a Matemática Descomplicada […] Depois criamos o Matematicando e o Matematicando no Parque”, falou João Medeiros.
A equipe norte-americana visitou a EMEF Heitor Villa Lobos, no Jd. Jardim Kuabara. “A escola escolhida foi o Heitor Vila Lobos, que tem média 7 no Ideb, temos escolas com notas maiores, mas o Heitor foi uma das primeiras a utilizar a plataforma. Eles pediram, e nós aqui da Secretaria conseguimos medir qual o tempo de acesso de cada criança, de cada escola, conseguimos monitorar o uso da plataforma. E a gente tem um bom desempenho”, comentou Medeiros.
A Khan Academy é uma Ong educacional criada e sustentada por Sal Khan na Califórnia (EUA). Com a missão de fornecer educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar.