Lado a Lado Scândia forma 92 alunos
ACERVO HISTÓRICO – Uma grande festa marcou o 3º aniversário e a formatura de 92 alunos dos cursos de culinária e informática do Projeto Lado a Lado do Núcleo Scândia, no último dia 26. Estiveram presentes à cerimônia a deputada estadual Analice Fernandes, o vice-prefeito Israel Luciano, a secretária do Bem-Estar Social Acacia Brito, a diretora de divisão da Secretaria Neuza Brandão, a diretora do Núcleo Ângela Maria do Vale, a professora Graziele, representante da Escola Bit Company, além de lideres comunitários da região.
“O Lado a Lado foi criado para que as comunidades tivessem um espaço de aprendizagem e lazer para toda a família”, falou a deputada estadual Analice Fernandes idealizadora do projeto Lado a Lado, criado em 1997 quando era secretária do Bem-Estar Social.
Representando o prefeito Fernando Fernandes, o vice Israel Luciano, lembrou que este projeto é um dos mais importantes da Secretaria do Bem-Estar Social pois possibilita que os alunos tenham condições de trabalhar na área e melhorar a renda familiar.
O Projeto Lado a Lado possui 5 núcleos espalhados pela cidade com cursos profissionalizantes gratuitos a população. O Núcleo Lado a Lado Scândia possui cerca de 500 alunos de cursos profissionalizantes de culinária, artesanato, corte e costura, cabeleireira, manicure, pedicure, lingerie, moletom e malha e informática. O Núcleo também acomoda um PAC ligado a administração da Escola Municipal Infantil Cebolinha, o Espaço Amigo, e o Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).
Formandos
Realizar o curso de panificação abriu o interesse da dona de casa Cristina Souza Santos, 35 anos, de montar um negócio próprio. “Já estou vendendo na Praia de Peruíbe aos finais de semana, os produtos que aprendi a fazer no curso”, contou. A desempregada Maria José da Silva Santos, 46 anos, vende para amigos e vizinhos pães, tortas, bolos, salgados que aprendeu a fazer. “Meu sonho é montar um bar”, afirmou.
O estudante Everton Martins Félix ,15 anos, fez informática pois sabe da importância do curso para o mercado de trabalho. “Realizar o curso básico de informática me estimulou e quero me especializar na área”, falou Everton.