Lançamento da biografia de Said Jorge de Moraes em sua cidade natal é marcado por muita emoção
Said Jorge de Moraes autografa sua biografia que contra sua trajetória em Iperó e Taboão da Serra
Por Hugo Augusto Rodrigues
Cerca de 150 pessoas prestigiaram o lançamento do livro “O Caminhar do Educador”, realizado na última sexta (18), no salão paroquial, ao lado da Igreja Matriz de Santo Antonio, em Iperó. A publicação de 298 páginas, repleta de histórias, é uma autobiografia do iperoense Said Jorge de Moraes, o primeiro filho de um ferroviário e uma dona de casa a se formar professor na cidade. A noite foi marcada pela emoção. O livro já havia sido lançado em Taboão da Serra em outubro do ano passado.
Entre os presentes estiveram o vice-prefeito Leonardo Folim, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Valéria Aparecida de Camargo Pereira, o vereador Benildo Santos Ribeiro, o padre Isac Isaías Valle, o presidente da Apae de Iperó, Jaime Aparecido de Camargo, a presidente do Ceconti, Ruth Dornela Paixão, a presidente da Academia de Letras de Iperó, Elisângela Ferreira Lima, a acadêmica da Academia Boituvense de Letras e Artes, Camilla Jacques Eid, o analista ambiental da Floresta Nacional de Ipanema, Luciano Regalado, e o historiador Adolfo Frioli. Também estiveram presentes diversos familiares e amigos do autor, além da comunidade iperoense.
A abertura do evento foi conduzida pelo padre Isac Isaías Valle, que após concluir sua fala ofereceu ao professor Said um livro de sua autoria. Na sequência, uma apresentação da Banda Marcial de Iperó (BANMIP), juntamente com o corpo coreográfico, foi bastante aplaudida pelo público. Os alunos da Apae de Iperó, Silvana e Davis, também se apresentaram com números de dança e conquistaram a todos.
O livro foi organizado pelo jornalista iperoense Hugo Augusto Rodrigues e reúne ainda depoimentos de pessoas que conviveram com o educador iperoense. “Foi uma verdadeira missão participar desse projeto, pois além de contar a história do Said, em vários momentos o livro traz recortes da história de Iperó, que é a nossa terra natal. Isso reforçou muito mais a ligação entre nós. Esse era um sonho do Said. Nossa primeira conversa sobre o projeto foi em junho de 2017, quando recebi uma pasta com os três primeiros textos. Depois disso, novos textos começaram a chegar por e-mail. De três, viraram 63. Essa foi a grande missão: transformar esse material e dar ritmo aos textos para que se tornassem o livro que lançamos em Taboão da Serra no fim de 2018 e estamos lançando hoje em Iperó. O trabalho foi grande e o prazer em ajudar a construir essa publicação foi ainda maior. É a história, sobretudo, de alguém que venceu na vida e marcou cada pessoa do seu convívio”, contou o jornalista.
Foram vendidos 50 livros em Iperó e toda a renda foi revertida para Apae do município, que participou do evento juntamente com a sua equipe, alunos e familiares, e entregou uma cesta para o professor Said Jorge de Moraes e outra para o jornalista Hugo Augusto Rodrigues. “É uma grande alegria para nós da Apae participarmos deste evento hoje, que marca o lançamento do livro sobre a trajetória de um educador da nossa cidade. Ficamos muito gratos por se lembrarem da nossa instituição e pela generosidade em reverter para nós toda a renda arrecadada com a venda dos exemplares aqui na cidade”, disse o presidente da entidade, Jaime Aparecido de Camargo.
A Academia de Letras de Iperó (ALI) e a Academia Boituvense de Letras e Artes (ABLA) fizeram a entrega de Diplomas de Honra de Mérito e Certificados de Reconhecimento para o professor Said Jorge de Moraes e para o jornalista Hugo Augusto Rodrigues.
Ainda durante o evento, o vice-prefeito Leonardo Folim fez a entrega e leitura do Decreto Municipal 1862/2019, que nomeia o professor Said Jorge de Moraes como o “Embaixador de Iperó”. “É uma noite de festa, em que um educador faz o lançamento de um livro registrando a sua trajetória. Para nós, iperoenses, é motivo de orgulho participar deste momento tão importante na vida do nosso conterrâneo, que por onde passou sempre fez questão de levar o nome de Iperó. O decreto assinado pelo prefeito Vanderlei Polizeli e por mim é uma forma de agradecimento e reconhecimento do município por toda essa trajetória de vida pessoal e profissional”, destacou o vice-prefeito.
Também como forma de homenagear o professor Said Jorge de Moraes, os familiares entregaram uma placa para ele. Participaram da entrega a esposa Maria Helena Delbin de Moraes, o irmão José Aparecido de Moraes e a prima Elisabeth Eid.
Dezenas de educadores presentes no evento foram homenageados ao final do evento. Primeiramente aqueles que atuaram ou atuam em Iperó, destacando o papel de cada um como parte da memória viva da Educação no município. Em seguida, foram homenageados todos os demais educadores presentes. Após essas homenagens, a professora Lourdes Moraes Andrade declamou uma poesia sobre os professores e foi bastante aplaudida.
Augusto Daniel Pavon, médico iperoense que desenvolve suas atividades em Jundiaí atualmente, participou do lançamento do livro e foi um dos que se emocionaram. “O Said continua sendo um amigo muito querido. No lançamento do livro dele, que foi uma festa maravilhosa, vi gente educada, bonita, música boa e bem tocada, a dança que me encantou, o padre ótimo, as Academias de Letras de Iperó e de Boituva, a participação do vice-prefeito fazendo a entrega do título de ‘Embaixador de Iperó’ e as pessoas aplaudindo por realmente terem gostado. Mais que o caminhar de um educador, o livro retrata o caminhar de um mestre da vida, que por onde passou ensinou a fazer amigos. É um livro encantador, com uma história muito bem organizada e revisada, que nos prende. Gostei demais”, comentou.
Recém-formado, no fim da década de 1950 o professor Said Jorge de Moraes saiu de Iperó para construir a sua carreira como educador. Percorreu todo o sertão paulista, até finalmente chegar a Taboão da Serra, já na Grande São Paulo, onde atuou como diretor de escola, vereador, presidente da Câmara e secretário municipal em cinco pastas diferentes, entre elas a de Educação. Ele ficou encantado e bastante emocionado com todas as manifestações de carinho que recebeu durante o evento em Iperó.
“Passei a minha infância e juventude em Iperó, mas chegou um dia que, com lágrimas nos olhos, precisei deixar a cidade para seguir a minha carreira. Jamais poderia imaginar que encontraria tantos queridos amigos conterrâneos e diversos familiares aqui hoje. Foram surpreendentes as homenagens. E nunca passou pela minha cabeça receber homenagens assim em vida. Estiveram presentes vários segmentos da sociedade iperoense e o evento teve o comando do meu amigo jornalista Hugo”, falou.
“Fui presenteado pela Apae de Iperó e agraciado com o Diploma de Honra ao Mérito pela Academia Boituvense de Letras e Artes e o Certificado de Reconhecimento pela Academia de Letras de Iperó. E como se não bastasse, tive o privilégio, com muita emoção, de receber o título de ‘Embaixador Municipal de Iperó’, de acordo com o decreto assinado pelo querido prefeito Vanderlei Polizeli e pelo vice-prefeito Leonardo Folim. Tudo isso tornou a noite inesquecível”, ressaltou o educador.
Ainda comentando sobre o evento, o professor agradeceu a Deus por permiti-lo, aos 81 anos, sentir que a semente plantada na Educação deu frutos. “Voltei para a minha casa com a certeza de que, depois de incansáveis jornadas na Educação, valeu a pena trilhar essa estrada que é o grande instrumento de transformação da sociedade. Após 60 anos da minha despedida de Iperó, recebi essas homenagens e reconhecimento desse chão querido e fui abraçado pelos meus conterrâneos. Agradeço a todos que me deram o prazer de revê-los numa noite gloriosa. Sinto-me plenamente realizado, pois cumpri os meus deveres como cidadão e educador, transformando pessoas por onde passei. Deixo um carinhoso e apertado abraço a cada um e agradeço também a cobertura da imprensa que esteve presente”, finalizou o professor Said Jorge de Moraes.
Após o lançamento do livro, o educador autografou os livros e todos participaram de um coquetel servido no local.