Lançamento do projeto Autista no Esporte reuniu familiares e autistas em Embu das Artes
O evento atendeu cerca de 35 portadores de autismo
O evento acontece no ginásio Hermínio Espósito, sábado, dia 14, às 9h
A Prefeitura de Embu das Artes lançou no último sábado, dia 9, o projeto “Autista no Esporte”, o evento aconteceu no ginásio Hermínio Espósito, com a disponibilidade de diversas atividades para cerca de 35 portadores de autismo e membros da sua família, por meio de um circuito repleto de recreações, basquete adaptado, barreiras, arcos, bolas suiças, rolamento de pneus, entre outros.
Esse encontro foi uma oportunidade para pais e responsáveis interagirem com seus filhos, tornando-se uma experiência divertida e terapêutica para todos, além estimular movimentos físicos como equilíbrio, força e resistência. O atendimento é ofertado a instituições, como a Três AAA e a Borboleta Azul, mas também é aberto para aqueles que não são ligados a entidades. Outras edições irão acontecer em breve.
O projeto foi idealizado pelo secretário de Esportes do município Anderson Nóbrega e pela presidente do Borboleta Azul (grupo de pais de autistas), Elaine Andrade. A promoção é da Prefeitura de Embu das Artes, por meio das secretarias de Esportes e Lazer e de Saúde, com a participação de professores de educação física e fisioterapeuta.
“Foi maravilhoso ver a interação de nossos autistas com os professores, entre eles e os pais. Esse primeiro momento foi essencial para professores e alunos se conhecerem, e através desse contato estabelecer confiança. Não tivemos dúvidas que seria muito produtivo e gratificante, pais e alunos adoraram o projeto e nós, organizadores ficamos gratos a todos que fizeram esse projeto iniciar”, declarou o secretário de Esportes Anderson Nóbrega.
O projeto vai atender autistas a partir de 3 anos e contará com uma equipe de profissionais especializada e inicia com cinco modalidades: futebol, basquete, ginástica, dança e circuito funcional.