Linha 4-Amarela recebe campanha de rastreamento de pé diabético entre os dia 8 a 10
O serviço de rastreamento de neuropatia diabética ou pé diabético, vai acontecer na estação São Paulo-Morumbi
A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em parceria com o Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (LaBIMPH) oferece a quem convive com diabetes um serviço de rastreamento de neuropatia diabética (pé diabético).
Durante três dias, entre 10h e 16h, uma equipe multidisciplinar do LaBIMPH vai informar e orientar os passageiros que circularem pela estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela, especialmente aqueles já diagnosticados com diabetes, sobre o que é e os cuidados necessários com a neuropatia diabética, uma das principais complicações da doença. A ação é voltada para maiores de 18 anos de ambos os sexos e será realizada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que irão avaliar os pés dos participantes e aplicar um questionário que avalia os sintomas da enfermidade.
Além de identificar se esta população possui os sinais que indicam risco de desenvolvimento da neuropatia diabética, a intervenção pretende esclarecer sobre a importância dos cuidados com os pés, a fim de minimizar o número de amputações, e recrutar pessoas com diabetes para tratamento gratuito com aplicação de fisioterapia nos pés.
“A neuropatia é uma condição progressiva que vai se instalando mais ou menos dez anos após o diagnóstico de diabetes da pessoa. Essa condição vai degenerando os nervos, principalmente os das extremidades das mãos e dos pés. Em decorrência disso, a pessoa perde sensibilidade, com formigamento e dormência, e também há prejuízo na musculatura, com perda de força e massa, desequilíbrios e aumento da prevalência de quedas”, explica Isabel Sacco, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Durante a ação, quem estiver inserido nos critérios de diagnóstico de doença será encaminhado para o Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para atendimento ambulatorial.
“A ação integra uma série de outras que a ViaQuatro oferece em suas estações, com foco na prevenção de problemas de saúde e informações sobre qualidade de vida”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.
Serviço
Campanha “Rastreamento da Neuropatia Diabética” – Linha 4-Amarela de metrô
Estação São Paulo-Morumbi:
Das 10h às 16h – dias 8, 9 e 10 de setembro