Prefeitura de São Paulo proíbe circulação de linha intermunicipal que ligava Taboão da Serra a Pinheiros
Moradores pedem o retorno da linha 029 que ligava o bairro a Pinheiros, foi extinta na última terça-feira, dia 26
A suspensão da linha 029 TRO que ligava o Pq. Monte Alegre ao bairro de Pinheiros (SP), causou revolta nos usuários, que querem a revogação da Portaria SMT.GAB nº 074/2020, da Secretaria de Mobilidade e Transportes do município de São Paulo, que proibiu a circulação do coletivo na capital.
Segundo a Viação Pirajuçara, a empresa fez o possível para anemizar os transtornos dos passageiros da linha 029, que tem como alternativa a linha 068TRO Taboão da Serra (Parque Laguna) -São Paulo (Pinheiros).
Como remanejar itinerário e aumentar o número de viagens por dia. “Alteramos a linha 068 para atender o Recanto dos Pássaros, que [essa linha] a não atendia antes. Aumentamos as viagens diárias da 068, de 8 viagens para 20. Fizemos tudo que dependia apenas de Taboão da Serra. A parte do colégio Adventista, ali na divisa, precisamos de autorização da prefeitura de São Paulo. Sobre o que nos cabia, fizemos”, informou Jackson Lucas, responsável pelo planejamento da empresa.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), informou que “a suspensão da linha 029 TRO foi realizada em virtude da publicação da Portaria SMT.GAB nº 074/2020, da Secretaria de Mobilidade e Transportes do município de São Paulo”.
Ainda de acordo com a EMTU, “para circulação das linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP nas cidades da Grande São Paulo é necessária a aprovação de seus trajetos pelas Prefeituras Municipais. No caso do município de São Paulo, os itinerários são determinados por meio de Portarias emitidas pela Secretaria de Mobilidade e Transportes”. E que a melhor opção “encontrada para atender os passageiros é a linha 068TRO Taboão da Serra (Parque Laguna) -São Paulo (Pinheiros)”.