Longa metragem é filmado em Taboão da Serra
ACERVO HISTÓRICO – Pela primeira vez no cinema está sendo gravado um longa metragem em Taboão da Serra. O filme, Golpe Burguês, tem a direção geral de Edil Lacerda e o retorno da atriz Norma Blum. O trabalho, com um elenco e uma produção de ponta, o orçamento previsto é de dois milhões de reais. Por enquanto, sem patrocínio, Edil vem buscando despertar o interesse em grandes e pequenos empresários em apoiar o longa metragem. Alguns interessados de Minas Gerais já estão negociando com a direção, mas o intuito é atingir principalmente o comércio de Taboão da Serra.
Ao todo foram 180 candidatos para a seleção do elenco. Nesse meio tão concorrido foram selecionados alguns artistas moradores de Taboão, como Tamiris, Luciana Aguiar e Daniel Fernandes. O longa metragem conta com o elenco de 23 atores, e tem a participação de Pierre Bittencourt (ex-chiquitito da novela do SBT), Luciano Silveira e Daniele Barros (atores da Turma do Gueto) e talentosa Norma Blum (afastada do trabalho por causa de doença).
O projeto do filme vem sendo trabalhado há um ano que estará pronto em setembro para ser apresentado em janeiro de 2004. “A idéia surgiu há dois anos quando estava ainda aquela onda de raptos de crianças. Eu morava em Taboão da Serra e me senti no dever de mostrar Taboão para o mundo” disse Edil Lacerda.
Algumas gravações já foram realizadas. O morro do Cristo foi um dos lugares já filmados. Do dia 26 a 30 de junho serão realizadas mais cenas para o longa. Desta vez, o principal ponto de gravação é a praça do Taboão. E na segunda quinzena de julho parte do elenco irá gravar em Minas Gerais. Dentre eles: Norma Blum, Celso Prata e Pierre Bittencourt, Edil Lacerda e Leandro Chagas.
O filme Golpe Burguês fala de dois amigos de infância, que milionários decidem fazer um pacto de deixar toda a fortuna entre eles. Ton, pai de Robert e Dr. Nelson, solteiro e empresário publicitário vivem a 20 anos em Manhattan e elaboram o Maquiavélico “Golpe Burguês”. Com o golpe planejado, Dr. Nelson embarca para o Brasil com seus dois funcionários de confiança: Jonh e Bárbara.
Chegando no Brasil, os três colocam em prática o plano, raptar uma criança de dois anos e educar nos Estados Unidos para quando crescer casar-se com Robert (filho de Ton) ficando assim todo o império entre eles.
Segundo Edil Lacerda, o filme passará primeiramente no cinema do Shopping Taboão e em seguida em Minas Gerais, Bahia e outros estados. O próprio Diretor (Edil Lacerda) protagoniza o personagem do Dr.Nelson e Norma Blum será a personagem Raquel Campos. Mesmo com tantos talentos fazendo parte do trabalho, Edil ainda pensa em trazer mais atores para algumas cenas do Longa metragem.
O filme possui além da direção geral de Edil Lacerda, a assistência de direção de F.E. Kokocht e Alexandre Guimarães, som e iluminação de Mario Daucino, Produção executiva de Gláucio Prata, Diretor de Fotografia Tony D. Ciambra e maquiadores e cabeleireiros Ari e Cicilio.
Apesar de toda sua atenção estar voltada ao filme, mais oportunidades vem surgindo na carreira do Diretor. Nessa semana ele deverá estar indo para o Rio de Janeiro para conversar com o filho e com a companheira de Cássia Eller sobre a realização de um futuro longa metragem sobre a vida da cantora. Além disso, outro longa metragem também está em seus planos, o filme chamado Luzia que contará um fato verídico de Minas Gerais. Por enquanto que esses projetos ainda não estejam concretizados, Edil Lacerda se concentra no Longa metragem “Golpe Burguês” e já sonha com o resultado.”Seria hipocrisia nossa, dizer que não sonhamos já com um prêmio, portanto nossa pretensão é conquistar o Oscar!” Completou o diretor Edil.
Norma Blum volta as telas e aos palcos
Desde 2001, a atriz Norma Blum teve que se afastar dos palcos e da televisão. Como já aconteceu com grandes personalidades da tv, como a apresentadora Ana Maria Braga, que sofreu de câncer. Norma teve câncer de mama, o que fez com que a atriz ficasse afastada do seu trabalho desde a novela Pícara Sonhadora, do SBT.
Com uma grande bagagem de experiências, Norma Blum completará em junho 50 anos de teatro. A atriz já trabalhou em muitas novelas como a “Senhora” (Globo) onde ela interpretou o papel de Aurélia, e na novela “Ciranda de Pedra” (Globo). Até sucesso fora do país Norma teve, quando atuou na novela “Escrava Isaura” (Globo). Para quem não se lembra, Norma interpretava o papel da personagem Malvina, novela de 1976.
Hoje, depois de 20 anos sem gravar um filme e 2 anos sem atuar em novelas, Norma Blum está retornando com o filme de Edil Lacerda, “Golpe Burguês”. “Qualquer diretor que tenha um bom senso na arte cinematográfica, não perderia esta oportunidade. Ela traz consigo uma história limpa, sadia e com muito profissionalismo… eu sempre fui fã dela!” Completou Edil.
Segundo Norma, o que a deixou mais triste foi perceber que “quando um ator está doente, os diretores evitam chamá-lo com medo dele morrer durante a trama”. E é assim que os artistas vão sendo afastados dos trabalhos que já foram suas vidas. Por isso o Jornal da Tarde criou um e-mail, [email protected], para que as pessoas que tiverem interesse em saber a respeito da vida de alguns artistas que a tempos estão sumidos, só precisam enviar uma mensagem que eles responderam, ou ligar para (11) 3856-3612/3609.
Além da sua participação no filme, como a personagem Raquel Barros, Norma está em cartaz também com a peça “O Despertar dos Anjos” inspirado na obra de Chico Xavier e direção de Gabriel Veiga Catellani. Os interessados em assistir a peça, deverão entrar em contato com número 3257-2264 para maiores informações.
Por Daniela Manfredini, da redação do Jornal Hoje em Taboão