Lula e Bolsonaro vão disputar o 2º turno para a Presidência da República
Com 96,93% das urnas apuradas, o líder petista conquista 47,85% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 43,70%; veja o cenário
Bruno Hoffmann, Gazeta de S. Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL), vão disputar o segundo turno para a Presidência da República. Depois de uma das campanhas mais polarizadas da história nacional, o líder petista conquista 47,85% dos votos válidos, com 96,93% das urnas apuradas. Já Bolsonaro chega a 43,70%. Com isso, se credenciam a buscar o voto dos eleitores em 30 de outubro.
O resultado parcial, mas irreversível, foi dado às 21h25. Ainda não há horário definido para a apuração final.
O terceiro candidato mais bem colocado por enquanto é Simone Tebet (MDB), com 4,22%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 3,05% dos votos. Os outros candidatos têm por ora menos de 1%.
Apesar de Lula ter chegado à frente, houve um gosto de derrota para os apoiadores de Lula, que esperavam levar o pleito no primeiro turno.
Já Bolsonaro parece chegar mais forte para o segundo turno após conseguir eleger apoiadores importantes por todo o País e consolidar a onda de direita vitoriosa em 2018.
O resultado demonstrou também o erro na estratégia de Ciro, que se afastou da esquerda e não conseguiu o apoio esperado da direita e centro direita. Esse é o pior resultado de sua carreira política.
As eleições para o segundo turno vão ocorrer em 30 de novembro.