14 de março de 2012
Macário promete projeto para legalizar a função do Vereador Mirim
A Câmara dos Vereadores de Taboão da Serra recebeu na noite desta terça-feira, dia 13, os candidatos a Vereadores Mirins da EMEF Ana Mafalda Barbosa de Carvalho, no Pq. Jacarandá. Vinte e nove alunos entre seis e dez anos foram conhecer como funciona o Parlamento.
Para 2012, 34 estudantes concorrem a 17 vagas. A eleição deve acontecer ainda esse mês. O candidato a reeleição Gabriel Guiuber de 10 anos, pretende lutar para que o prédio da escola seja todo reformado.
“Se eu ganhar vou buscar melhorias para a escola, como a pintura do prédio, esta bem feio. Ano passado não pude fazer muita coisa porque eu era suplente, eu quero ganhar para ter a honra de poder fazer mais”, discursa Gabriel Guiuber, o candidato do 5º ano.
Outro candidato que já sabe o que fazer se vencer o pleito no final do mês é o Gabriel Vinícius, 10 anos. Ele quer ajudar a melhor o ambiente que estuda, a começar por sua sala de aula.
“Quero ajudar minha sala a ser melhor do que é. Também vou pedir um ventilador para as salas de aula. Se eu vencer vou querer promover excursões, trocar os armários, plantar árvores, arrumar o parquinho e a quadra”, essa é a plataforma política de Gabriel Vinícius, ele também é aluno do 5º ano.
O presidente da Câmara, José Macário, anunciou que na próxima semana vai apresentar um projeto de lei que vai constituir no município de Taboão da Serra, de forma oficial, os Vereadores Mirins.
“Vou apresentar o projeto para que haja a legalidade dos Vereadores Mirins em Taboão, como já acontece em outros estados”, disse Macário.
O projeto foi criado em 2011, a primeira legislatura contou com 32 eleitos, o mandato termina em abril de 2012. Para votar cada aluno recebeu o título de eleitor mirim.
Os atuais vereadores foram bem participativos e conquistaram algumas melhorias para a escola como explica a diretora Solange Alves de Souza.
“Eles escolheram o design das salas ambientes como a sala de vídeo e a brinquedoteca. Eles queriam uma escolinha de futebol e junto com a prefeitura conseguimos, todos os sábados tem aula”, relata Solange.