Mãe denuncia morte do filho de 11 anos por negligência médica na UPA Santo Eduardo, em Embu das Artes
Um menino de 11 anos morreu após receber um diagnóstico médico errado na UPA Santo Eduardo, em Embu das Artes, no sábado, dia 21 de agosto. Nas redes sociais, a mãe da criança denunciou o que ela chamou de “negligência médica” e relatou o ocorrido.
Carla Gaspar contou que no domingo dia 15 de agosto, Luan se queixou de dores na barriga e que estava inchada. Ela levou o filho à UPA, ele foi medicado e mandado para casa. Três dias depois, na quarta-feira, dia 18, Luan voltou a se queixar de dores na barriga e eles retornaram à UPA. Após um exame de raio-x, solicitado pelo médico, a mãe recebeu o diagnóstico de que o filho estava com gases. A criança foi medicada e voltaram para casa.
Na sexta-feira, dia 20, Luan passou mal e a mãe decidiu levá-lo ao Pronto Socorro Municipal de Itapecerica da Serra, onde o filho recebeu o diagnóstico de apêndice estourado. Imediatamente, Luan foi transferido de ambulância para o Hospital Geral de Itapecerica da Serra, onde ele foi submetido a uma cirurgia de emergência, que durou duas horas e 20 minutos.
A equipe médica avisou a mãe que a cirurgia tinha dado certo e que Luan seria encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. À noite a vítima teve febre, em torno de 40.8 graus, além de pressão baixa, oscilando entre 5 por 7 e 6 por 3.
Na manhã do sábado, dia 21, Luan foi a óbito. Indignada a mãe disse “eu te juro, meu filho, com todas as minhas forças, que essa negligência não vai ficar impune”.