Mais de 300 veículos abandonados são retirados das ruas de Embu das Artes
Por Matheus Herbert, da Gazeta de São Paulo
A Prefeitura de Embu das Artes divulgou que no ano passado retirou mais de 300 veículos abandonados das vias públicas do município. De acordo com a administração a lei ordinária municipal 1748/98 determina que qualquer veículo que estiver abandonado em calçadas ou ruas por mais de cinco dias, sem condições de uso ou conservação, pode ser removido pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Ainda de acordo com a prefeitura de Embu, os veículos removidos causavam uma série de transtornos, ocupando vagas de estacionamento, acumulando lixo, impedindo a varrição de ruas e favorecendo a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Em junho do ano passado, a Gazeta divulgou que a prefeitura colocou em prática o sistema que notifica o proprietário que abandona o veículo na cidade. Na época, a administração criou uma central telefônica onde moradores podem denunciar os veículos em estado de abandono.
Segundo a administração embuense, após a denúncia os agentes de trânsito irão até o local confirmar a veracidade da informação. Se for constatado o abandono, um adesivo sinalizador será fixado no para-brisa do veículo e o proprietário será notificado imediatamente. No adesivo constará a descrição “notificação para a remoção de veículo”, o número da lei vigente e o prazo de cinco dias para o recolhimento ao pátio ou algum outro lugar legalizado.
Denúncia
Para denunciar casos de veículos abandonados no município, o morador pode formalizar a reclamação nas Praças de Atendimento da Prefeitura, no Jardim Santa Tereza ou Jardim Santo Eduardo, ou pelo telefone da Ouvidoria/Disque-Serviços 0800 770 4114.
No momento da denúncia o cidadão deverá informar a localização do veículo, o modelo, placa e a cor, quando disponível.
Mais informações sobre os procedimentos da denúncia, podem ser consultadas no site da Prefeitura de Embu das Artes (cidadeembudasartes.sp.gov.br).