Mandato Coletivo: Najara Costa é eleita codeputada e irá representar Taboão da Serra na Alesp
Najara Costa (Psol)
A socióloga e professora Najara Costa vai representar Taboão da Serra como uma das integrantes do mandato coletivo Monica do movimento pretas, que conquistou 106.781 votos, sendo 4.244 votos no município.
Ao Portal O Taboanense, a codeputada falou da alegria de poder representar Taboão da Serra e região na Alesp. Najara também agradeceu os votos recebidos no município.
“Quero primeiramente agradecer ao povo de Taboão da Serra pelo voto de confiança. Estou muito feliz com a conquista desse espaço na Alesp! É histórico Taboão da Serra e região ter a representação de uma mulher negra e moradora da periferia neste espaço dominado pela política coronelista, tão conservadora”, disse Najara.
“Desde a eleição para a prefeitura de Taboão, quando conquistamos o quarto lugar na disputa, com quase 9 mil votos, muita gente me procura e pede pra que continuemos na luta política. É uma grande responsabilidade estar neste lugar de representação na luta por direitos para o nosso povo tão massacrado”, concluiu. Najara foi candidata a prefeita em 2020, ficando em quarto lugar, ao conquistar 8.734 votos.
Sobre o mandato coletivo Monica do movimento pretas, Najara explicou que, “o mandato coletivo envolve democracia interna e acordo político. Nossa organização se baseia no território’.
“A cabeça pensa onde o pé pisa”. Farei também a fiscalização necessária sobre a política local. Nosso transporte regional é caro e precário. Muitas obras estão paralisadas em nossa cidade e muitos recursos não têm se viabilizado como políticas públicas. A nossa luta é por direitos para que o clientelismo e a política voltada aos interesses pessoais deixem de existir. Para além disso, é necessário que tenhamos um forte olhar para educação com a valorização dos professores e outros profissionais na área. Sou doutoranda pela USP e percebo que muitos jovens da periferia ainda não se veem como alunos das universidades públicas. É urgente essa mudança”, esclareceu Najara Costa.
O coletivo Monica do movimento pretas, com Najara Costa, teve 6.912 votos na região:
Taboão da Serra: 4.244
Embu das Artes: 1.011
Cotia: 839 votos
Itapecerica da Serra: 370
Embu-Guaçu: 193
Vargem Grande Paulista: 146
Juquitiba: 95
São Lourenço da Serra: 14