Manutenção emergencial afeta abastecimento em São Bernardo do Campo sexta-feira (22)
A Sabesp realizou, nesta quinta-feira (21), uma manutenção emergencial de limpeza dos filtros e decantadores da Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Grande, que faz parte do sistema de abastecimento de São Bernardo do Campo. Os trabalhos, que visam dar segurança hídrica para o município, foram realizados das 23h às 9h50 desta sexta-feira (22), nesse período foi necessário reduzir a vazão na ETA.
A Companhia reforça que o fornecimento de água está em recuperação, mas pode haver intermitência em alguns bairros do município. A normalização do abastecimento está prevista para ocorrer, gradativamente, na noite desta sexta-feira (22) e madrugada de sábado (23). A Sabesp orienta à população a usar a água armazenada nos reservatórios residenciais de forma consciente, até a conclusão do serviço e a recuperação completa do fornecimento.
Os bairros que podem ter intermitência são: São Pedro, Alvarenga, São José, Batistini, Mussolini, Planalto, Nova Petrópolis, Baeta Neves e Vila Cacilda.
A Companhia pede desculpas pelos transtornos, mas ressalta que os serviços são essenciais para manter a regularidade do fornecimento de água. Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o Decreto Estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento. As consultas e notificações devem ser feitas pelo WhatsApp oficial da Sabesp 11-3388-8000 (mensagem de texto) ou na Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (a ligação é gratuita).
Veja algumas dicas de uso consciente da água:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
7. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
8. Não use água corrente para descongelar alimentos.