Manutenção no sistema Cantareira pode afetar 4,9 milhões de moradores em municípios de SP neste fim de semana
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realiza neste fim de semana uma manutenção preventiva no Sistema Cantareira, com o objetivo de ampliar sua segurança operacional. A intervenção ocorrerá das 18h de sábado, dia 20, às 6h de domingo, dia 21, o que pode afetar o abastecimento de água para 4,9 milhões de moradores dos municípios de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Cajamar e São Caetano do Sul.
Será realizada a adequação da estrutura de chegada de água na ETA e a substituição, por causa de desgaste natural do uso, de uma grande válvula em um conjunto de bombas na Estação Elevatória Santa Inês, que envia água para tratamento na Guaraú. O equipamento com 1,1 metro de diâmetro pesa 16 toneladas e será substituído por outro idêntico.
Também será feita a manutenção preventiva de todo o sistema elétrico da ETA e de equipamentos de distribuição de água, como reservatórios urbanos e estações elevatórias, além de ações como lavagem/desinfecção e reparos preventivos diversos. No reservatório Vila Jaraguá (zona norte), haverá a substituição de duas válvulas (de 1,05 e 1,2 metro de diâmetro e 1 tonelada).
No retorno do abastecimento, técnicos colocarão em operação uma nova adutora, que vai reforçar o abastecimento na região de Perus, na capital, e nos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Caieiras, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.
Aproximadamente 250 profissionais estarão envolvidos nas ações deste fim de semana. A última manutenção semelhante, com parada no Sistema Cantareira, foi realizada em 2016.
A Sabesp orienta à população da Grande São Paulo o uso consciente da água armazenada nas caixas-d’água dos imóveis até a conclusão do serviço e a recuperação completa do fornecimento, prevista para acontecer até a segunda-feira, dia 22.
Para reduzir os impactos no abastecimento, será acionada a flexibilização do Sistema Integrado da Região Metropolitana de São Paulo, que permitirá que regiões normalmente atendidas pelo Cantareira recebam momentaneamente água de outros sistemas.
O abastecimento em regiões com serviços essenciais, como hospitais, será redirecionado para que não haja intermitência. Também serão disponibilizados caminhões-tanque para situações de emergência. As consultas e notificações devem ser feitas pelo WhatsApp oficial da Sabesp 11-3388-8000 ou na Central de Atendimento pelos telefones 195 ou 0800 055 0195 (a ligação é gratuita).
Consumidores na região abrangida poderão sofrer impacto no abastecimento. Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento.
A Sabesp lamenta os transtornos e reforça a orientação para uso consciente da água em toda a RMSP, visando reduzir o prazo para recuperação do sistema. Esclarece ainda que a manutenção preventiva está sendo comunicada por meio de SMS a consumidores com cadastro atualizado, por comunicado à
imprensa e pelas redes sociais da Companhia.