Marcos Paulo assume presidência da Câmara Municipal de Taboão da Serra
O vereador Marcos Paulo que assumiu a presidência do legislativo taboanense no primeiro dia do ano
Em meio a uma das maiores crises políticas enfrentadas pelo legislativo taboanense o vereador Marcos Paulo (PPS) assumiu nesta terça-feira, dia 1º, a presidência da Câmara Municipal de Taboão da Serra. Com a rejeição do Orçamento Municipal a expectativa é que a cidade passe por um momento de impasse e incertezas.
Marcos Paulo falou com exclusividade ao Portal O Taboanense. Em entrevista realizada por telefone ele disse que pretende aproximar o legislativo da população, modernizar a administração da Câmara Municipal e intensificar os trabalhos de comissões através de novas audiências públicas.
Sobre o delicado momento político, Marcos Paulo disse que espera que o prefeito Fernando Fernandes envie uma nova peça orçamentária ao Legislativo. “Assim que ele fizer isso eu quebro o recesso e convoco os vereadores para que tenhamos um Orçamento que contemple todas as reivindicações da população e dos servidores municipais”, disse.
Apesar de difícil, Marcos Paulo disse que acredita em um pacto entre a Câmara Municipal e o prefeito Fernando Fernandes para que a administração tenha governabilidade. “Vamos tentar, cada um tem o seu papel. O que for bom para a cidade é claro que vamos votar, mas queremos transparência”.
A polêmica rejeição do Orçamento Municipal, segundo Marcos Paulo, não inviabiliza e nem trava as ações do governo. “A constituição prevê que o prefeito utilize 1/12 (um doze avos) da receita, não teremos problemas até a votação do novo orçamento”.
Outro desafio que Marcos Paulo terá que enfrentar é o atrito entre os vereadores da base governista e a maioria, formada pelo BIH e a oposição. “Não creio que será um problema, sempre houve um respeito entre os vereadores, o que defendemos é um parlamento forte e independente”.
Marcos Paulo confirmou que desde a sua eleição o prefeito Fernando Fernandes não ligou para parabenizá-lo e nem para que houvesse uma conversa entre os dois poderes.
Nova mesa
Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra elegeram no último dia 4 sua nova mesa diretora para o biênio 2019/2020. Marcos Paulo (PPS) será o presidente; Carlinhos do Leme (PSDB), o vice; Érica Franquini (PSDB), 1ª Secretária e Professor Moreira (PSD), o 2º Secretário.
A disputa pela presidência da Câmara Municipal foi bastante acirrada. Votaram em Marcos Paulo os seguintes vereadores: Professor Moreira (PSD), Alex Bodinho (PPS), Eduardo Nóbrega (PSDB), Carlinhos do Leme (PSDB), André Egydio (PSDB), Érica Franquini (PSDB) e o próprio Marcos Paulo, somando sete votos.
Já o outro candidato, Ronaldo Onishi (SD) recebeu os votos de Rita de Cássia (PSDB), Priscila Sampaio (PRB), Johnatan Noventa (PTB), Joice Silva (PTB), Cido da Yafarma (DEM) e do próprio Onishi, totalizando seis votos.