Coronavírus: máscara não é obrigatória dentro de carro particular em Taboão da Serra
Mensagens compartilhadas em aplicativos mostravam que a prefeitura estaria multando quem for flagrado dentro do carro sem o equipamento de proteção
Da Gazeta de S. Paulo
Circula nas redes sociais uma notícia de que o uso da máscara seria obrigatório até mesmo em carros particulares em Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo. Mensagens compartilhadas em aplicativos também mostram que a prefeitura estaria multando quem for flagrado dentro do carro sem o equipamento de proteção.
A Gazeta procurou o secretário de transporte e mobilidade urbana de Taboão da Serra, Gerson Brito, que disse que a informação não é verdadeira. “Multa de trânsito somente por lei federal. O município não tem essa competência. As multas administrativas municipais são aplicadas pela vigilância sanitária, e lançadas no CPF e não no veículo. Taboão não está aplicando multa, apenas orientando”, disse Brito.
Em maio, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram um projeto de lei que obriga o uso máscaras. Porém, elas precisam ser utilizadas em espaços públicos, no transporte coletivo, táxis ou em outros transportes por aplicativos. A medida já estava em vigor há muito tempo, através de decreto do governador João Doria (PSDB).