Matematicando leva alunos para aprender e desvendar a matemática no Parque das Hortênsias
Milhares de pais, alunos e moradores lotaram o Parque das Hortênsias na quarta edição do Matematicando
Evento acontece ao ar livre no Parque das Hortênsias
Eduardo Toledo, especial para O Portal O Taboanense
Aconteceu no último sábado, dia 22, mais uma edição do Matematicando, evento que leva até os alunos da rede pública municipal de Taboão da Serra brincadeiras e atividades ligadas à matemática, fomentando o raciocínio lógico. A prefeitura não estimou o número de participantes deste ano, mas o Parque das Hortênsias ficou lotado durante toda a atividade.
Neste ano, além dos jogos de lógica e matemática apresentados pelas escolas municipais, o evento contou com um concurso que premiou diversos alunos que disputaram uma espécie de olimpíada de matemática, participando de campeonato de tabuada e de jogos criados pela empresa MindLab.
Os pais também participaram das atividades. Para Carlos Fonseca, morador da Vila Iase, o Matematicando foi uma surpresa. “Foi a primeira vez que vim acompanhar minha filha, me surpreendeu a qualidade do evento e das brincadeiras que estão sendo oferecidas para os alunos, matemática sempre foi uma dificuldade pra mim”, afirmou.
De olho nessa barreira que muitos alunos possuem para aprender a matemática que a prefeitura de Taboão da Serra passou a investir em novidades. “Esse trabalho é fruto do investimento que começamos há cinco anos, com o projeto Matemática Descomplicada e depois tivemos o Khan Academy e o Mind Lab e esse conjunto de projetos virou o Matematicando”, diz João Medeiros, secretário de educação.
Na sua quarta edição, o Matematicando vem se inovando e caindo no gosto de pais e alunos. “O evento tem se aprimorado, a ideia original é que as crianças tenham uma visão lúdica da matemática, porque estudar tem que ser algo lúdico. As escolas se organizam com seus jogos de raciocínio e as crianças tem uma aula diferente, saem das salas de aula e vêm para o parque. E os pais se envolvem muito”, garante Medeiros.
O prefeito Fernando Fernandes participou do evento e falou sobre a importância do Matematicando. “É emocionante participar de uma atividade como essa. O Matematicando é hoje uma das principais atividades da educação em Taboão da Serra e um dos principais responsáveis pelo nosso Ideb, parte da nossa nota tem muito haver com o Matematicando”.
Sobre a importância da matemática na vida das pessoas, Fernandes lembrou que “é uma matéria muito importante, não importa qual atividade profissional que você vai seguir lá na frente, ela é importante sempre, porque ela insere o raciocínio lógico e você precisa ensinar a criança a ter e entender esse raciocínio lógico. O Matematicando é uma ideia maravilhosa, a criança aprende brincando, de uma forma lúdica”.
Para a presidente da Câmara Municipal, vereadora Joice Silva, o Matematicando é uma atividade que deve permanecer no calendário. “Esse evento é um dos mais extraordinários que temos em Taboão da Serra e em toda região no campo da educação. Ensinar a matemática através de brincadeiras e jogos lúdicos é uma ótima forma de colocar essa matéria na vida dos alunos de uma forma natural”, afirmou.
Matemática descomplicada
O secretário de educação, João Medeiros é um defensor do ensino da matemática e nos últimos seis anos implantou diversos projetos inovadores em Taboão da Serra. “Quando começou o governo a gente tinha um problema, que não é só de Taboão da Serra, é mundial, o desempenho em matemática não é satisfatório. A gente passou a instrumentalizar os professores com o foco de melhorar o ensino da matemática”.
Segundo Medeiros, Taboão da Serra já colhe frutos desse trabalho voltado para a matemática nas escolas públicas. “Está dando certo, veja o nosso Ideb, nós somos bons em língua portuguesa, mas nossa melhor nota é na matemática. Tenho certeza que daqui uns seis, oito anos, Taboão da Serra vai ter um dos melhores indicadores de educação do Estado.”, diz orgulhoso.
O trabalho do Matematicando é um reflexo do que é feito dentro das salas de aula e os principais responsáveis por essa mudança na forma de ensinar a matéria é dos professores. “Precisamos parabenizar os professores, o que eles fazem, veja o trabalho que temos em todas as escolas e hoje está aqui no Parque. Nossas escolas são muito respeitadas, os pais tem um carinho pelas escolas, pelos professores. Quando a educação vai bem, o futuro das crianças também vai bem”, finalizou João Medeiros.
Prestígio
O Matematicando deste ano trouxe também ex-secretários de educação que deixaram suas marcas na história de Taboão da Serra. Os professores Said Jorge de Moraes e Carlos Antônio Fenólio prestigiaram as atividades no Parque das Hortênsias.
“É muito importante vermos as crianças, os alunos e os pais reunidos aqui nesse lindo parque, aprendendo a importância da matemática na vida de cada um, essa é uma lição de cidadania para todos nós”, afirmou Said.