Medida pioneira na Grande SP, Ney Santos constrói usina de oxigênio em Embu das Artes
Prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, inspeção a nova Usina de Oxigênio da cidade
Com informações da Gazeta de S. Paulo
A Prefeitura de Embu das Artes adotou uma medida pioneira na região metropolitana de São Paulo que tem salvado vidas durante a pandemia do novo coronavírus. Enquanto os municípios pedem ao governo estadual cilindros de oxigênio para atender os pacientes em estado grave, o prefeito Ney Santos implantou a própria usina.
De acordo com a Prefeitura de Embu das Artes, a usina produz 12 mt³ de oxigênio por hora, o equivalente a um cilindro grande. O dobro necessário da demanda atual da UPA localizada no bairro do Jardim Santo Eduardo. Na época da inauguração, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos), disse que “a medida é necessária para que não haja desabastecimento de oxigênio neste momento tão difícil, como aconteceu em Manaus”.
Ainda de acordo com a Administração, a cidade consome, apenas na UPA, cerca de 12 cilindros por dia. A usina produzirá uma média de 24 cilindros diariamente. A usina para produção de oxigênio foi montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns, referência para moradores com Covid-19, e começou a operar no último dia 15 de março.
O presidente da Câmara Municipal, Renato Oliveira, é autor do projeto que aprovou a construção. Após colher bons resultados com a implantação da primeira usina de oxigênio na cidade, Renato Oliveira adiantou a reportagem que o município já iniciou as instalações de mais duas. “Também teremos uma usina de oxigênio no Hospital Leito do Jardim Vazame, que atende como um centro de combate ao Covid, e no Pronto Socorro Central. Com isso, todas as nossas unidades de urgência e emergência estarão com usina de oxigênio para garantir esse atendimento”, disse o vereador.
Segundo o vereador, “desde que assumimos a gestão da Câmara Municipal o nosso principal papel foi criar mecanismos para sempre estarmos mais próximos da população. A usina de oxigênio garante o fornecimento continuo e isso salva vidas. Além disso também conseguimos gerar uma economia. Gastávamos cerca de R$ 100 mil para prestarmos esse atendimento apenas na UPA, e agora o valor reduziu para cerca de R$ 40 mil”, disse em entrevista à Gazeta de S. Paulo.
Vacinação em Embu
Quem tem 67 anos ou mais já pode agendar a vacina contra a Covid-19 em Embu das Artes. Há datas disponíveis no portal do cadastro. O agendamento deve ser realizado no sistema Embudasartesportal.sissonline.com.br. O cadastro prévio no site vacinaja.sp.gov.br também é obrigatório.
Para se vacinar, é necessário apresentar RG/CPF, cartão do SUS, carteira de vacinação e comprovante de residência em Embu das Artes.