Mesmo com feriados, isolamento social em Taboão da Serra fica abaixo dos 50%

Taboão da Serra seguiu as recomendações do governo do Estado e antecipou dois feriados, o de Corpus Christi e o do Amor Misericordioso de Deus, para quinta e sexta-feira passada. Porém a iniciativa não surtiu efeito e a taxa de isolamento social continuou abaixo dos 50% no município.
Na quinta-feira, dia 21, feriado em Taboão da Serra, foi registrado uma taxa de isolamento de 48%. Já na sexta-feira, dia 22, o pior índice dos últimos 30 dias, apenas 46% dos moradores respeitaram o distanciamento social. No sábado, dia 23, o índice subiu para 48%, número bem abaixo do ideal recomendado pela OMS, que é de 70%.
Nesta segunda-feira, dia 25, é feriado em todo Estado de São Paulo. A Assembleia Legislativa adiantou o feriado comemorado no dia 9 de julho, da Revolução Constitucionalista de 1932. O tempo mais frio deve contribuir para um aumento no isolamento social.
Os dados são colhidos pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 51% neste sábado (23).
A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado.
As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.