Mesmo com votações expressivas, Ney Santos não elege os “seus candidatos” na região
Nely Rossany
O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos) lançou quatro candidatos, três a deputado estadual e uma a federal, mas mesmo com recordes de votos nas cidades da região, nenhum postulante conseguiu se eleger.
É o caso de Jones Donizete (Solidariedade), ex-chefe de gabinete e ex-secretário de comunicação no governo Ney Santos, Jones nasceu em Itapecerica da Serra e tentou nas últimas eleições ser prefeito do município, obtendo em 2020 pelo AVANTE 9.875 votos.
Nessas eleições, como candidato a Deputado Estadual pelo Solidariedade, Jones conseguiu superar o número de votos que teve como prefeito, recebendo 11.271 votos dos itapecericanos, ficando a frente de veteranos como a deputada Analice Fernandes (PSDB), que recebeu na cidade 3.939 votos. No total, Jones Donizete obteve 14.631 votos.
Deputado estadual mais votado em Embu das Artes
Outro funcionário de Ney Santos, Pastor Marco Roberto (Republicanos), chefe de gabinete e secretário de Gestão de Pessoas, da atual gestão do prefeito, foi o candidato a deputado estadual mais votado em Embu das Artes com 22.973 votos, obtendo mais votos do que Analice Fernandes (5.480) e até de Eduardo Suplicy (5.318), o mais votado no Estado de São Paulo.
De sua atual gestão, Ney Santos também lançou o Engenheiro Daniel. O secretário de Obras de Embu das Artes foi candidato a prefeito em Taboão da Serra recebendo mais de 66 mil votos, em 2020. Como candidato a deputado estadual pelo Republicanos nessa eleição, Daniel recebeu 22.020 no total, a maior parte dos eleitores taboanenses: 15.762 votos. Em Embu das Artes, foram 1.614 e em Itapecerica 1.122 votos.
Ao contrário dos outros candidatos de Ney, que conseguiram primeiro lugar nas votações em seus redutos eleitorais, Engenheiro Daniel não foi o mais bem votado em Taboão da Serra, ficando em segundo lugar atrás do deputado eleito pelo Podemos, Eduardo Nóbrega, com 29.405 votos.
Eduardo e Daniel já tinham sido adversários políticos nas eleições em Taboão da Serra para prefeito. Daniel era o candidato do prefeito Fernando Fernandes (PSDB) e Eduardo Nóbrega com mais de 30 mil votos no primeiro turno, apoiou o candidato da oposição e prefeito eleito Aprígio (Podemos).
Apesar do grande número de votos, para assumir um cargo é preciso que o candidato e o seu partido estejam entre os mais votados no estado para atingir o quociente eleitoral e partidário.
Ely Santos foi a mais votada para federal em Embu das Artes e Itapecerica da Serra
A ex-deputada federal e irmã do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, Ely Santos, foi a candidata mais bem votada em Embu das Artes (31.046 votos) e Itapecerica da Serra (10.161 votos) para o cargo de deputada federal.
Na região, somente em Taboão da Serra, Ely ficou atrás do candidato Guilherme Boulos (Psol). Nas três cidades, Ely Santos recebeu 55.134 votos dos 93.305 que conquistou no total.
Oposição
Uma das candidatas de oposição a Ney Santos, a ex-vereadora Rosângela Santos (PT), que disputou a prefeitura nas últimas eleições municipais contra Ney, não conseguiu se eleger deputada federal, mas obteve 24.777 votos dos embuenses, de 37.291 do total.
O número de votos obtidos por Rosângela para deputada federal, em Embu das Artes, nessas eleições foi menor do que em 2020, quando recebeu 27.178 para prefeita, mas os 37 mil votos a gabaritam como uma grande liderança e forte nome para as eleições municipais em 2024. Ney Santos foi eleito prefeito de Embu das Artes, em 2020, com 61.660 votos.