Metrô avança em Taboão da Serra e obra provoca interdição de rua a partir deste sábado (6)
As obras da tão aguardada extensão da Linha 4-Amarela do metrô seguem avançando em Taboão da Serra e começam a impactar a circulação de veículos na região. A partir deste sábado, 6 de junho, um trecho da Rua João Batista de Oliveira passará por alterações no tráfego para permitir a execução de uma nova etapa do empreendimento que ligará o município à rede metroviária da capital paulista.
A intervenção ocorrerá entre os números 82 e 88 da via. Inicialmente, haverá interdição parcial da rua, com o bloqueio de uma faixa de circulação por aproximadamente 30 dias. Na sequência, a partir de 6 de julho, o trecho será totalmente interditado para a continuidade das obras, permanecendo fechado até a conclusão dos serviços.
Segundo os responsáveis pelo projeto, a medida é necessária para a construção do VSE2, estrutura que funcionará como acesso de ventilação e saída de emergência da futura linha. O equipamento é considerado fundamental para garantir a operação e a segurança do sistema metroviário.
Para viabilizar os trabalhos, será ocupada uma área de aproximadamente mil metros quadrados, abrangendo parte da calçada e do sistema viário próximo ao local. O espaço servirá de apoio para a instalação do canteiro de obras, movimentação de máquinas e execução das escavações.
Apesar das mudanças no trânsito, a previsão é de que não haja bloqueio de acesso a residências ou estabelecimentos comerciais da região. Motoristas deverão seguir a sinalização implantada no entorno e utilizar rotas alternativas que serão indicadas durante o período de intervenção.
A obra integra o projeto de expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, considerado um dos investimentos mais aguardados pelos moradores da região sudoeste da Grande São Paulo. Quando concluída, a extensão deverá ampliar a integração do município com a capital, reduzir o tempo de deslocamento e oferecer uma nova alternativa de transporte para milhares de passageiros diariamente.
Atendimento à população
A Motiva e o Consórcio Expresso Linha 4 possuem os seguintes canais de comunicação para dúvidas e sugestões durante a realização desta importante obra de mobilidade urbana.
Expansão da Linha 4-Amarela
As intervenções integram o projeto de extensão da Linha 4-Amarela de metrô até Taboão da Serra, um marco para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo. Pela primeira vez, o metrô ultrapassará os limites da capital paulista, ampliando a integração entre São Paulo e municípios vizinhos.
Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, o projeto prevê a construção de 3,3 quilômetros de novos túneis e duas novas estações – Chácara do Jockey e Taboão da Serra – projetadas para oferecer acessibilidade, conforto e maior eficiência no transporte público.
As escavações tiveram início em março de 2026 e, nesta fase, os trabalhos incluem a implantação de canteiros de obras, demolições, abertura de acessos técnicos e preparação dos terrenos que receberão as futuras estruturas operacionais e estações. Ao todo, serão sete canteiros distribuídos ao longo do traçado, sendo um deles já em operação em Taboão da Serra.
Quando concluída, a ampliação da Linha 4-Amarela proporcionará mais conectividade, redução dos tempos de deslocamento e melhoria da qualidade de vida para milhares de pessoas que circulam diariamente entre Taboão da Serra e a capital.
TAGS
Notícias relacionadas
Taboão da Serra amplia em 73% número de moradores com desconto na conta de água pela Tarifa Social Paulista
03/06/2026
Câmeras de monitoramento ajudam GCM a prender suspeito de roubo horas após crime em Taboão da Serra
03/06/2026

