Metrô e CPTM reforçam campanhas de combate ao assédio no transporte
Nas duas companhias, agentes de segurança uniformizados e à paisana fazem rondas regulares; conheça os canais para denunciar
A CPTM e o Metrô têm intensificado as campanhas de conscientização e as ações de combate ao assédio. Vale destacar que a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) repudia o abuso sexual dentro ou fora do ambiente das estações e age para coibir esse tipo de crime.
A pasta reforça que a segurança de todos os passageiros é uma prioridade da STM e empresas vinculadas. Por isso, nas duas companhias, agentes de segurança uniformizados e à paisana fazem rondas regulares em trens e estações e atuam imediatamente quando há ocorrência.
Também é feito monitoramento por meio de câmeras. Além disso, campanhas nas redes sociais e mensagens sonoras nos trens e estações incentivam os passageiros a denunciarem.
Na CPTM, foram notificados 133 casos de abuso sexual no ano passado. Em 2019, até março, houve 34. No Metrô, em 2018, foram 137 registros. No período de janeiro a março deste ano, o total chega a 28 ocorrências.
Denúncias
A passageira importunada deve informar o fato imediatamente a um funcionário, apontando o autor, para que sejam conduzidos a uma delegacia. Todos os cidadãos podem colaborar com a segurança do sistema.
Na CPTM, o SMS-Denúncia atende pelo número (11) 97150-4949. No Metrô, além do SMS-Denúncia pelo telefone (11) 97333-2252, o passageiro pode enviar informações, fotos e vídeos de ocorrências pelo aplicativo Metrô Conecta.
As equipes de segurança das empresas são treinadas para acolher a vítima, dar orientações e oferecer a possibilidade de encaminhamento à Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), a distritos policiais da região ou a uma Delegacia da Mulher.