Metrô publica vídeo com andamento das obras da Estação Vila Sônia
O Metrô publicou na última semana um vídeo que mostra o andamento das obras da estação Vila Sônia. Segundo o site Via Trolebus, especializado em transporte, “aparentemente a obra está em um patamar muito inicial”.
Desde o início de fevereiro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interditou um trecho da av. Francisco Morato para obras da estação Vila Sônia do Metrô. A pista, sentido centro, entre as ruas José Valter Seng e Joaquim Galvão, segue fechada desde o dia 2 de fevereiro.
A avenida Francisco Morato é a principal via de ligação entre Taboão da Serra e Embu das Artes com a capital. Moradores das cidades de Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu também utilizam o trecho para o deslocamento com a região Oeste de São Paulo.
A estação Vila Sônia é a última em obras da linha 4-Amarela que conta atualmente com 10 estações, ligando a região até a Luz. A previsão de abertura é em junho de 2020 e no local será construído um terminal de ônibus.
Luís Valença, presidente da ViaQuatro, disse ao site Diário do Transporte, que a empresa vai operar a ligação até Taboão da Serra com ônibus articulados. A transferência entre o metrô e os ônibus da ViaQuatro será gratuita e diversas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos vão ser unificadas e devem seguir até a Vila Sônia, não se estendendo mais até Morumbi, por exemplo.
Luís Valença disse também que ainda não está definido quando vai sair do papel a Fase 3 da Linha 4, ou seja, trilhos até Taboão da Serra, mas que se isso ocorrer, a operação será da empresa.
“Se tiver a Fase 3 até Taboão, obrigatoriamente a concessionária tem de assumir a operação desse trecho novo até porque não haveria sentido ser de outra forma [com o Metrô estatal operando um pequeno trecho] , mas é explícito isso no contrato. Naturalmente, se a gente precisar de mais trens, vai fazer mais sentido que a concessionária compre estes trens adicionais, mas nem isso está ajustado no contrato hoje, só está previsto que se expandir por trilho, nós vamos operar” – disse
Não há previsão ainda de trilhos até Taboão da Serra.