Metrô: ViaQuatro poderá desenvolver estudos e projetos para levar a Linha 4 até Taboão da Serra
O Governo do Estado de São Paulo e a ViaQuatro, concessionária que opera o metrô Linha 4-Amarela, assinaram um contrato com aditivos que prevê multa de mais de R$ 1 bilhão caso haja atrasos nas obras.
De acordo com o site Metro CPTM, o novo contrato permite que a ViaQuatro possa assumir a expansão e modernização do ramal metroviário, o que poderá viabilizar a extensão da Linha 4 até Taboão da Serra.
No contrato, o Governo do Estado incluiu uma cláusula onde ele poderá exigir investimentos de forma unilateral. Em comum acordo, governo e concessionária limitaram a R$ 15 milhões o valor em que o governo pode exigir investimentos sem que a concessionária possa negá-los. Acima disso, será preciso que os dois entrem em acordo, que é o cenário de uma possível expansão.
A ViaQuatro poderá desenvolver estudos e projetos, apresentar os custos estimados ao governo. Se não houver acordo, a concessionária será ressarcida.
Para o metrô chegar até Taboão da Serra, será necessário antes, concluir a estação Chácara do Jóquei e Taboão da Serra.
Após inaugurar a estação Vila Sônia prevista para dezembro de 2021, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse recentemente, que a prioridade será a estação Taboão. “Nosso objetivo é entregar a Estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela este ano. Após concluirmos, o desafio de Taboão será a prioridade”, respondeu o secretário ao ser questionado por um seguidor de uma rede social.
Promessa antiga
As primeiras notícias sobre a estação Taboão da Serra vieram à tona em 2010, quando era previsto que o ramal chegaria à cidade já em 2014. No ano passado, o então candidato, e agora governador João Doria, em visita à região, chegou a prometer a obra.
A chamada fase 3 conta com 2,7 quilômetros a partir do futuro terminal Vila Sônia. A extensão até Taboão da Serra, com uma parada intermediária, foi prometida também em anúncio do governador Geraldo Alckmin em maio de 2012, a um custo de 1,2 bilhão de reais.
Em 29 de julho de 2014, um vídeo foi publicado pela ViaQuatro com os detalhes da extensão até Taboão. O novo trecho beneficiará cerca de um milhão de pessoas, a maioria de baixa renda, dando melhor acesso a novos empregos e educação.
Hoje, entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo, uma pessoa gasta 1h35; com a extensão da linha, esse tempo cairá para 24 minutos.
TAGS
Notícias relacionadas
Taboão da Serra leva talento da Escola Municipal de Artes ao maior festival de dança do mundo em Joinville
31/07/2026
Taboão da Serra inicia construção de nova base da GCM no Parque Marabá para reforçar a segurança
31/07/2026
Taboão da Serra recebe Vou Pro Sereno nesta sexta-feira; Arraial da Arena entra na reta final
31/07/2026

