Mick Jagger visitou Embu das Artes há 26 anos durante turnê
Uma das maiores bandas de rock do mundo, os Rolling Stones, já tocaram diversas vezes no Brasil e na capital paulista. Mas em 1995, durante a primeira turnê por aqui, o líder da banca, o carismático Mick Jagger fez questão de conhecer Embu (na época, ainda sem o “das Artes” incorporada oficialmente ao nome da cidade somente em 2011) e sua visita causou alvoroço no município que sempre abrigou a feira de artes mais conhecida do país.
A história de um Rolling Stones visitando a região chegou a ser classificada como uma lenda urbana, mas Jagger realmente veio conhecer Embu e no dia 29 de janeiro de 1995. É claro que a presença do músico parou a cidade, moradores e turistas queriam ver e tocar no roqueiro.
Na época, os Rolling Stones fizeram três show no estádio do Pacaembu, antes da terceira apresentação Jagger quis fazer um passeio em Embu das Artes. Uma mesa no extinto restaurante Orixás foi reservada para sete pessoas, mas ninguém informou que uma das maiores estrela do rock mundial era o convidado principal.
A ex-proprietária do restaurante, Maria de Fátima, disse ao UOL que Jagger comeu salada de palmito, vatapá com camarão e pediu uma cerveja brasileira. “Apesar de o restaurante estar lotado, com uns 70 clientes, ele não foi abordado por quase ninguém, teve a privacidade que buscava. Ele é um cara simples e foi extremamente gentil”, concluiu.
Após o almoço, Mick Jagger saiu para andar pelas ruas da cidade. De boné e óculos escuros, vestindo uma camisa verde, calça azul e tênis branco, o astro foi logo reconhecido. Uma multidão se aglomerou em busca de um autógrafo, já que na época selfies ainda nem existiam.
Segundo relatos de pessoas que estavam no dia, a confusão foi tão grande que os seguranças precisaram fazer um cordão humano e Jagger precisou descer correndo a viela das Lavadeiras, onde um carro o aguardava no final da rua. “No meio da confusão, ele se distraiu e bateu a cabeça em um poste. Os óculos dele até caíram”, afirmou ao UOL o empresário Marcelo Águila, que estava na sacada de seu antiquário.
Hoje em dia a visita de Mick Jagger pode ser conferida no Centro Cultural Mestre Assis de Embu das Artes, onde uma foto do artista está exposta.