Moradores de condomínio em Taboão da Serra se unem para doar sangue
Iniciativa mobilizou moradores do condomínio Eco's Natureza Clube para doar sangue
Com baixo estoque, a Fundação Pró-Sangue, instituição ligada à Secretaria da Saúde do estado de São Paulo foi até o condomínio Eco’s Natureza Clube, no Jd. Wanda, em Taboão da Serra, em busca de doadores. A ação foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 14, após um morador do condomínio sugerir o mutirão. Devido a quarentena por conta do novo coronavírus, as doações registraram uma queda no Estado e os estoques de sangue atingiram níveis críticos .
A subsíndica Marta Raglione contou que a iniciativa partiu de um morador, o condomínio entrou em contato com a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do estado de São Paulo, que foi até o condomínio conhecer as instalações e aprovou o espaço para que a doação ocorresse com segurança devido à pandemia.
Ainda de acordo com a Marta, a ação aconteceu das 9h30 às 11h30, dos 70 candidatos que se apresentaram para doar sangue, 46 foram aprovados.
“Foram 70 candidatos, com 46 bolsas de sangue recolhidas, com 24 recusas por motivos particulares, pois tomavam certos medicamentos, ou fizeram implantes dentários, entre outros motivos. A exclusão foi por cautela”, disse a subsíndica.
“Após a coleta, os doadores receberam um lanche. E pretendemos repetir ação ano que vem”, completou.
Para doar
No período das festas de fim de ano, há um registro histórico de queda da coleta, que acaba se acentuando com as férias escolares, quando os candidatos se afastam dos hemocentros. É por isso que a Fundação Pró-Sangue faz um apelo para que as pessoas incluam em suas agendas esse gesto.
A Pró-Sangue precisa manter seu estoque em nível adequado, para abastecer as instituições de saúde da rede pública de São Paulo.
No site da Fundação Pró-Sangue www.prosangue.sp.gov.br é possível ver o endereço de todos os pontos de coletas no Estado.