Moradores de Taboão da Serra reclamam de atraso em coleta de lixo
Moradores de Taboão da Serra reclamam do atraso na coleta de lixo e, com isso, acúmulo de resíduos em calçadas e cestos. O problema se repete há meses na cidade.
“É um absurdo, as calçadas e lixeiras ficam tomadas de sacos, além do mal cheiro e a quantidade de moscas em frente às casas”, reclamou um morador do Jd. São Salvador.
Na sessão da Câmara Municipal de Taboão da Serra da última terça-feira, dia 31, o vereador Sandro Ayres, usou a tribuna para falar sobre o problema com a coleta de lixo.
“Estou cobrando a empresa, os serviços prestados têm que ser de qualidade, nos dias e horários devidos, na forma da lei. Queremos acabar com o mau serviço e ter de fato um serviço de qualidade. Quero deixar bem claro que não sou contra os gloriosos coletores de lixo, nem contra os valorosos varredores de rua, pois eu também já fui um varredor de rua. Estou cobrando uma frota nova de 14 caminhões de lixo, o aumento do efetivo dos coletores e varredores em ruas e avenidas da nossa cidade”, disparou o vereador Sandro Ayres.
Ao Portal O Taboanense, a Prefeitura de Taboão da Serra esclareceu que já notificou por mais de uma vez a empresa responsável pela coleta de lixo no município em virtude das irregularidades.
“Em reunião com a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos há cerca de uma semana, representantes da empresa informaram que colocariam cinco novos caminhões de coleta de lixo no município e que a medida regularizaria a situação. Desde então, a pasta não recebeu mais notificações sobre atrasos ou ausência de coletas”, informou em nota a Administração.
A Prefeitura ainda informou que “considerando as irregularidades iniciais, a Secretaria de Obras acionou a Secretaria de Assuntos Jurídicos, bem como o Departamento de Licitações e Contratos para que tomem as medidas cabíveis”.
Segundo a Estre Ambiental, responsável pela coleta de lixo em Taboão da Serra, a empresa está cumprindo o contrato previsto com a Prefeitura, “a coleta de lixo é feita em todos os bairros da cidade e a operação atende em dias e horários programados de modo a não deixar nenhum local descoberto’.
À reportagem, a Estre garantiu que “que já está apurando o atraso relatado e reforça que está sempre atuando para atender a população da melhor maneira possível. Exemplo disso é a recente aquisição de cinco novos caminhões, que se somam a outros seis para garantir que a coleta seja feita em todos pontos e horários acordados com a Prefeitura”.