Home

Moradores de Taboão e Embu temem novas chuvas e enchentes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/01/2014 00:00
Moradores de Taboão e Embu temem novas chuvas e enchentes

Por Nely Rossany, da Gazeta SP

Publicidade
Publicidade

Dois dias após a enchente arrasar bairros de Taboão da Serra e região, as famílias tentam retomar sua rotina. Na manhã de ontem, na Rua XIX de Fevereiro, no Parque Iracema, carros pipas limpavam a lama e equipes da prefeitura recolhiam lixo e entulho com as marcas da destruição. De acordo com levantamento preliminar da Defesa Civil de Taboão da Serra, mais de 200 famílias foram atingidas e estão recebendo auxílio como cestas básicas, colchões e refeições prontas.

Como a maioria não tem para onde ir e não quer deixar sua imóvel, as famílias limpam suas casas, mas precisam de ajuda para comer e para dormir. “Estou dormindo na garagem em um colchão que a prefeitura deu porque não tenho pra onde ir”, conta Antonio Pereira, 42 anos.

Foto: Thiago Neme | Gazeta SP


Moradoras limpam quarto cheio de lama após enchente no Jd. Leme

As perdas são irreparáveis e cada um tenta se conformar com o seu prejuízo. “Até que eu não perdi muita coisa porque moro no segundo andar da casa, só meu material de trabalho que se foi todo”, lembrou a professora Elisabete Rodrigues, 57 anos.

Já Eliquisandra dos Santos de 32 anos está preocupada com a família. “Somos em seis pessoas aqui em casa e recebemos dois colchões e duas cestas básicas, não dá pra nada. Estamos desesperados e torcendo para que não chova de novo”.

Em nota oficial, a prefeitura lamentou o ocorrido e reforçou que está auxiliando os moradores com a distribuição de colchões, cestas básicas, material de limpeza e medicamentos. A prefeitura afirma que está tomando providências para que a situação não se repita, inclusive junto ao Governo do Estado de São Paulo e às demais prefeituras envolvidas. Quem quiser doar roupas, móveis e eletrodomésticos pode entrar em contato através do telefone (11) 4788-4100.

A Secretaria de Saúde frisa que quem apresentar sintomas de febre e dores musculares e nas articulações, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Aqueles que perderam remédios podem ir até a sede da Secretaria, onde receberão novos medicamentos.

 

Publicidade
Publicidade