Moradores do Monte Alegre relatam onda de violência no bairro
Bandidos em moto roubaram mulheres em um ponto de ônibus na manhã da última quinta-feira, dia 14, na principal avenida do Jd. Monte Alegre
Eduardo Toledo, especial para o Portal O Taboanense
Uma onda de assaltos, roubos e furtos vem assustando os moradores do Jd. Monte Alegre, na divisa com São Paulo. Nos últimos 15 dias os moradores relataram diversos casos ao Portal O Taboanense, inclusive enviando vídeos de câmeras de monitoramento. O bairro é alvo da criminalidade que encontra facilidade para fugas.
Há cerca de 20 dias, dois assaltantes vinham “apavorando” o bairro, como a própria GCM de Taboão da Serra classificou as diversas ações dos bandidos. Após uma operação que envolveu diversos guardas, um dos bandidos foi preso após perseguição que começou na cidade e terminou no Jd. Jaqueline.
Mesmo com o reforço do policiamento no bairro os bandidos voltaram a praticar roubos e a assustar os moradores com essa nova onda de violência. Na terça-feira, dia 12, uma câmera de segurança registrou dois homens em uma moto que roubaram um Honda Civic de uma moradora que chegava em casa após o trabalho.
“Estamos com medo de sair de casa. Seja de manhã para ir trabalhar ou quando chegamos, é sempre um momento de pavor, não sabemos o que fazer para nos proteger”, disse uma moradora em condição de anonimato. “Aqui na rua pelo menos três casas já foram furtadas e se passa uma moto a gente já imagina o pior”.
Na manhã desta quinta-feira, dia 14, duas mulheres que estavam em um ponto de ônibus na avenida José André de Moraes, a principal do bairro, foram vítimas de dois assaltantes que chegaram em uma moto e levaram bolsas e mochila. Uma câmera de segurança flagrou a ação dos criminosos.
Os relatos que os moradores fazem, principalmente nas reuniões do Conseg, mostram o desespero com a situação de violência. Em agosto de 2017, após um morador ser morto em uma tentativa de roubo no bairro, vizinhos cogitaram montar barricadas nas ruas para impedir a circulação de veículos em uma tentativa de se proteger dos crimes.
O plano dos moradores chegou a ser oficialmente apresentado durante a reunião do Conselho de Segurança do Jd. Monte Alegre, na escola estadual Julieta Caldas Ferraz. “Nós não sabemos mais o que fazer, tem moradores que defendem que a gente queime pneus, pare avenidas para chamar a atenção, mas decidimos colocar essas barricadas”, disse Felipe Freitas, um dos coordenadores do movimento na época.
A atual onda de violência no bairro lembra o que aconteceu em 2017. Diversos moradores criaram grupos de WhatsApp na tentativa de encontrar soluções. “Se tem algum suspeito já jogamos no grupo, enviamos para a polícia, para a GCM, mas mesmo assim não temos garantia que nossas casas e famílias estarão seguras”, diz um morador por telefone.
Apelos
Nas reuniões do Conseg do Jd. Monte Alegre diversos moradores do bairro reclamam da constante falta de segurança. Nas reuniões representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e GCM participam e ouvem as reclamações dos munícipes, que chegam a soar como apelos. O próximo encontro está marcado para o dia 27, o local ainda não foi definido.
No Conseg, as autoridades policiais sempre batem em uma mesma tecla: é importantíssimo que o morador faça o boletim de ocorrência. Dr. Altamiro Nunes, delegado titular da 1ª DP de Taboão da Serra explicou a importância do registro. “Quando existe um crime precisamos ser comunicados, temos um levantamento, estatísticas que ajudam na investigação e na prevenção com rondas mais frequentes onde a incidência de crimes é maior”.
Ações
O Monte Alegre pode ser visto como uma grande oportunidade para a criminalidade. O bairro residencial possui dezenas de ruas adjacentes a avenidas principais, com diversas ligações com outros bairros e principalmente com pelo menos três saídas para a capital, o que facilita a fuga após os roubos e furtos.
Essa geografia acaba facilitando a ação dos criminosos e dificultando uma ronda mais eficaz. Nos últimos meses a Guarda Civil Municipal vem intensificando o número de viaturas no bairro. Segundo o comandante da GCM, Sandro Léo, as ações no bairro irão aumentar. “Hoje recebemos 10 novas viaturas e é claro que isso dará um maior reforço para o patrulhamento”.
Atualmente a GCM mantém uma base móvel, uma viatura, além da ROMU patrulhando o Jd. Monte Alegre e os bairros próximos, que também sofrem com o aumento de roubos e furtos, como é o caso do Jd. América.
“O prefeito recebeu moradores do Monte Alegre e entende todas essas questões de segurança no local. A gente está auxiliando e trabalhando em conjunto com a Polícia Militar, continuamos trabalhando e com essas novas viaturas estaremos fortalecendo a área”, disse Sandro Léo.
O comandante da GCM lembra que é importante que a população ligue no 153 quando se deparar com uma situação suspeita. “Hoje vemos as pessoas jogando as ocorrências no WhatsApp, nem sempre conseguimos visualizar essas mensagens a tempo, então é importante que as forças policiais sejam avisadas, a GCM no 153 e a Polícia Militar no 190”, lembrou.
A Polícia Militar, através do Capitão Eduardo Casagrandi, responsável pela área, disse que vem atuando no bairro e que tem diversas ações realizadas e outras programadas. A PM convidou o Portal O Taboanense para que seja apresentado um balanço das ações que será abordado em uma outra matéria aqui no nosso site.